Sobre nós

Sobre nós

Iepé é o termo tradicionamente utilizado pelos grupos indígenas das Guianas para designar o amigo e parceiro de troca nas suas redes de intercâmbio.

Missão do Iepé

Contribuir para o fortalecimento cultural, político e para o desenvolvimento sustentável das comunidades indígenas em território brasileiro localizadas no Planalto das Guianas, visando o fortalecimento de suas formas de gestão comunitária e coletiva, para que os direitos dessas populações enquanto povos diferenciados sejam respeitados.

Nossos objetivos são valorizar e fortalecer:

modos de vida, formas de conhecimento e práticas locais indígenas, promovendo o diálogo intergeracional.

1.1. Valorização das redes de transmissão dos conhecimentos tradicionais indígenas, promovendo o diálogo intergeracional.

1.2. Fomentar a valorização de conhecimentos e práticas das mulheres indígenas e suas iniciativas de construírem redes de relações.

1.3. Fortalecimento de capacidades das organizações indígenas para a gestão de projetos relacionados à proteção territorial, ambiental e cultural e para a representação política de suas comunidades.

1.4. Formação de jovens homens e mulheres indígenas que contribua para seu posicionamento em relação à sociedade não indígena e em suas comunidades.

1.5. Fomentar a discussão, formulação, difusão e aplicação de protocolos de consulta que orientem as relações das comunidades indígenas com representantes do Estado.

redes e articulações interinstitucionais para a defesa de direitos socioambientais e para o desenvolvimento sustentável das áreas protegidas na região de atuação do Iepé.

2.1. Fomentar estratégias e ferramentas de gestão integrada para Terras Indígenas e outras Áreas Protegidas com vistas à efetividade do desenvolvimento sustentável na região.

2.2. Elaboração de estratégias para o enfrentamento das mudanças climáticas direcionadas à defesa da conservação da floresta e ao respeito pelos direitos dos povos indígenas e tradicionais.

2.3 Fortalecimento da gestão territorial e ambiental das Terras Indígenas em que o Iepé atua por meio da implementação de seus PGTA.

2.4. Monitoramento e influência positiva, a partir dos trabalhos desenvolvidos pelo Iepé, das políticas públicas indigenistas e ambientais.

2.5. Mapeamento de oportunidades para elaborar planos de negócios que integrem comunidades indígenas e tradicionais parceiras em cadeias produtivas e de comercialização.

O Iepé valoriza o respeito, como base de todos os relacionamentos, o diálogo, como o melhor instrumento das boas relações humanas, a cooperação e o espírito colaborativo diante dos desafios do dia-a-dia.

Nos últimos anos foram elaboradas políticas institucionais que orientam boas práticas na instituição, em que o Iepé se compromete com a proteção e promoção dos direitos de pessoas vulneráveis e busca a equidade de gênero. Essas políticas definem procedimentos para prevenir danos e indicam caminhos para responder adequadamente qualquer suspeita de violação. Com essas políticas o Iepé quer inspirar sua equipe, bem como outras pessoas, comunidades e instituições.

Conheça a Política de Proteção a Crianças, Adolescentes e Adultos em Situação de Vulnerabilidade e a Política para Promoção da Equidade de Gênero e Sexualidade do Iepé.

Equipe

Assembléia de sócios

Ana Paula Nóbrega da Fonte

Cássio Noronha Inglez de Sousa

Dafran Gomes Macário

Denise Fajardo Grupioni

Décio Horita Yokota

Dominique Tilkin Gallois

Helder Rocha de Souza

Helena Lúcia de Oliveira Sábato

Juliana Rosalen

Lúcia Hussak van Velthem

Lúcia de Queiróz Ferreira Szmrecsányi

Luis Donisete Benzi Grupioni

Lux Boelitz Vidal

Maria Bernadette Arantes Nogueira Franceschini

Marina da Silva Kahn

Ruben Caixeta de Queiroz

coordenação executiva

Antropólogo, com mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Foi fundador e pesquisador do Mari – Grupo de Educação Indígena da USP, de 1988 a 2002, e é pesquisador associado ao Núcleo de História Indígena e do Indigenismo da USP (NHII-USP). Foi assessor do Ministério da Educação para a política nacional de educação indígena (1999-2002), consultor contratado pelo PNUD para assessorar o Ministério da Educação com as ações de educação indígena (2005-2006) e pela Unesco (2007) para assessorar o Conselho Nacional de Educação (CNE). Realizou pesquisa de campo entre os Bororo (MT), Zo’é (PA), Tiriyó e Katxuyana (AP/PA). Foi curador de várias exposições etnográficas e fotográficas sobre os povos indígenas no Brasil, no Brasil e no exterior, entre as quais destacam-se: Índios no Brasil (São Paulo, 1992), Artes Indígenas na Mostra do Redescobrimento (São Paulo e Rio de Janeiro, 2000), Amazônia, Native Traditions (Pequim, 2004), Brésil Indien (Paris, 2005), A arte da transformação: máscaras e rituais indígenas (Brasília, 2006). É autor do livro Coleções e Expedições Vigiadas (1997), dos livros infantis Juntos na Aldeia e Viagem ao Mundo Indígena (1996), e co-organizador das coletâneas A Temática Indígena na Escola (1995), Povos Indígenas e Tolerância (2001) e Formação de Professores Indígenas: repensando trajetórias (2006). É organizador dos catálogos Índios no Brasil (1992), A Carta de Pero Vaz de Caminha (2002), Amazônia, Native Traditions (2004) e Brésil Indien: les arts des amérindiens au Brésil (2005). Sua dissertação de mestrado recebeu o prêmio de melhor dissertação na área de Ciências Sociais em 1996 conferida pela Associação Nacional de Pesquisa em Ciências Social, Anpocs, em 1997. É Cavaleiro da Ordem Nacional do Mérito Educativo, desde 2002, por indicação da Presidência da República.

E-mail: [email protected]

Economista formado pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Analista de sistema com experiência de trabalho em grandes empresas. Experiência em agroecologia em comunidades de agricultores, tendo trabalhado na ONG Oca Brasil no Cerrado de Goiás, na Escola Agrotécnica Federal de Ceres em Goiás e na associação de agricultores Cooperafloresta no Vale do Ribeira em São Paulo. Faz parte do Iepé desde 2007.

Setor administrativo-financeiro

Economista formado pela Fundação Santo André (FAECO/FSA), Especialização pela Fundação Getúlio Vargas (EESP/FGV) e Mestrado em Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (EACH/USP). Desde 2008 atua na gestão de organizações do terceiro setor como Fundação Osesp, Associação Pró-Dança, Instituto GPA entre outros.

Formada em Ciências Contábeis e graduanda do curso de Administração. Trabalha na coordenação administrativa do Instituto de Pesquisa e Formação em Educação Indígena – Iepé desde 2002, sendo de sua responsabilidade o acompanhamento administrativo e contábil de todos e projetos e auditoria das contas.

E-mail: [email protected]

Administração: UNIP – Cursando

Experiência Profissional 12/2005 a 7/2008
Fidelity BPO – Auxiliar Administrativa
Atuação na área administrativa, atendimento ao cliente, preparação e análise de contratos, limpeza e indexação de imagens.

E-mail: [email protected]

Programa Wajãpi

Cientista social formada pela Universidade de São Paulo (USP), com curso não concluído de mestrado em Antropologia Social pela mesma instituição. Atua há 18 anos com populações indígenas da Amazônia Legal, acumulando experiências com instituições governamentais, pesquisa acadêmica e organizações não-governamentais, nos estados do Acre e Amapá, em atividades de saúde, educação e cultura. Desde 1999 é coordenadora do Programa de Educação Wajãpi, iniciado no CTI (1999-2003) e hoje funcionando pelo Iepé, além de coordenar o projeto Plano de Ação para a Salvaguarda do Conhecimento Tradicional, Oral e das Expressões Gráficas dos Wajãpi do Amapá, desenvolvido pelo Iepé em parceria com a Unesco. Foi chefe da Unidade Antropológica do Núcleo de Educação Indígena da Secretaria de Estado de Educação do Amapá (1998) e assessora antropológica da Equipe de Saúde do Alto Juruá, do Projeto de Saúde Povos Indígenas do Vale do Juruá – Acre (Health Unlimited – União das Nações Indígenas do Acre e Sul do Amazonas – UNI-AC) (1992-1994).

E-mail: [email protected]

Programa Oiapoque

Cientista Social formada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), tem dez anos de experiência em ONGs e cinco anos de trabalhos desenvolvidos junto aos Povos Indígenas do Oiapoque, assessorando pesquisas e projetos de valorização do patrimônio cultural, desenvolvidos sob coordenação da Profa. Dra. Lux B. Vidal (DA-FFLCH-USP). Há três anos realiza atividades de apoio ao Museu dos Povos Indígenas do Oiapoque – KUAHÍ. Como consultora contratada pela GTZ – Cooperação Técnica Alemã, realizou trabalho de assessoria ao Comitê Gestor do Programa Indígena da BR-156 (COGEPI) e às oficinas de Planejamento Participativo do Plano de Vida dos Povos e Organizações Indígenas do Oiapoque.

E-mail: [email protected]

Possui graduação em Arts pela Sarah Lawrence College (1951) , mestrado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1972) e doutorado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1973) . Professora Emérita da Universidade de São Paulo.

E-mail: [email protected]

Programa Tumucumaque

Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, realizou pós-doutorado nesta mesma Universidade de 2008 a 2011, onde exerceu atividade docente e de pesquisa com apoio da FAPESP, tendo realizado Missão de Trabalho em 2005, pelo Programa CAPES/COFECUB, no Centre d’Enseignement et de Recherche en Ethnologie Amérindienne (EREA), em Paris. Tem experiência na área de Etnologia Indígena, com ênfase em Antropologia das Guianas, e pesquisas etnográficas entre os Tiriyó e Katxuyana no Norte do Pará e fronteira com o Suriname. Publicou artigos nas coletâneas Redes de Relações nas Guianas (Humanitas, 2005); e Anthropologíes of Guayana (Arizona Press, 2009). É co-autora do livro Povos Indígenas no Amapá e Norte do Pará (2009/ 2a edição) e autora do livro Arte Visual dos Povos Tiriyó e Kaxuyana: Padrões de uma Estética Ameríndia (2009). É sócia-fundadora do Iepé, onde coordena o Programa Tumucumaque desde 2006.

E-mail: [email protected]

Professora habilitada em Magistério, atuou durante quatro anos como docente na Escola Indígena Estadual Tawainen, na Terra Indígena Parque Indígena do Tumucumaque (PA).

E-mail:[email protected]

2ª Grau completo na Escola Estadual Jesus de Nazaré.

Programa Zo’é

Doutora em Antropologia Social pela USP onde é professora desde 1985. Coordenou o Centro de Estudos Ameríndios da USP (CEstA) – antigo Núcleo de História Indígena e do Indigenismo (NHII) – onde dirige pesquisas com enfoque nos seguintes temas: tradições orais e cosmologias ameríndias, relações interétnicas e políticas indígenas, patrimônio cultural e etnoconhecimentos. Pesquisadora e assessora dos Wajãpi desde 1977 e primeira coordenadora do Programa Wajãpi, sob gestão do Centro de Trabalho Indigenista de 1992 a 2000. Pesquisa entre os índios Zo’é, norte do Pará. Assessora órgãos públicos e organizações não governamentais em programas voltados ao desenvolvimento sustentável de comunidades indígenas. Autora dos livros Migração, Guerra e Comércio: os Waiãpi na Guiana (FFLCH-USP, 1986), Mairi Revisitada (NHII, 1993), co-autora do livro Povos Indígenas no Amapá e norte do Pará (Iepé, 2003) e organizadora de Redes de relações nas Guianas (Humanitas, 2005) e Patrimônio Cultural Imaterial e Povos Indígenas (Iepé, 2006). Foi curadora da exposição Tempo e espaço na Amazônia: os Wajãpi (Museu do Índio/Funai, 2002).

E-mail: [email protected]

RCA: Rede de Cooperação Amazônica

Antropólogo, com mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Foi fundador e pesquisador do Mari – Grupo de Educação Indígena da USP, de 1988 a 2002, e é pesquisador associado ao Núcleo de História Indígena e do Indigenismo da USP (NHII-USP). Foi assessor do Ministério da Educação para a política nacional de educação indígena (1999-2002), consultor contratado pelo PNUD para assessorar o Ministério da Educação com as ações de educação indígena (2005-2006) e pela Unesco (2007) para assessorar o Conselho Nacional de Educação (CNE). Realizou pesquisa de campo entre os Bororo (MT), Zo’é (PA), Tiriyó e Katxuyana (AP/PA). Foi curador de várias exposições etnográficas e fotográficas sobre os povos indígenas no Brasil, no Brasil e no exterior, entre as quais destacam-se: Índios no Brasil (São Paulo, 1992), Artes Indígenas na Mostra do Redescobrimento (São Paulo e Rio de Janeiro, 2000), Amazônia, Native Traditions (Pequim, 2004), Brésil Indien (Paris, 2005), A arte da transformação: máscaras e rituais indígenas (Brasília, 2006). É autor do livro Coleções e Expedições Vigiadas (1997), dos livros infantis Juntos na Aldeia e Viagem ao Mundo Indígena (1996), e co-organizador das coletâneas A Temática Indígena na Escola (1995), Povos Indígenas e Tolerância (2001) e Formação de Professores Indígenas: repensando trajetórias (2006). É organizador dos catálogos Índios no Brasil (1992), A Carta de Pero Vaz de Caminha (2002), Amazônia, Native Traditions (2004) e Brésil Indien: les arts des amérindiens au Brésil (2005). Sua dissertação de mestrado recebeu o prêmio de melhor dissertação na área de Ciências Sociais em 1996 conferida pela Associação Nacional de Pesquisa em Ciências Social, Anpocs, em 1997. É Cavaleiro da Ordem Nacional do Mérito Educativo, desde 2002, por indicação da Presidência da República.

E-mail: [email protected]

Parceiros

organizações indígenas

AMIM

Associação das Mulheres Indígenas em Mutirão

AMIRMO

Associação das Mulheres Indígenas da Região do Município de Oriximiná

APIW

Associação do Povo Indígena Waiwai

APIM

Associação dos Povos Indígenas do Mapuera

APITIKATXI

Associação dos Povos Indígenas Tiriyó, Katxuyana, Txikiyana

APIWA

Associação dos Povos Indígenas Wayana e Aparai

AIKATUK

Associação Indígena Katxuyana, Tunayana, Kahyana

AWATAC

Associação Wajãpi Ambiente, Terra e Cultura

Apina

Conselho das Aldeias Wajãpi

CCPIO

Conselho de Caciques dos Povos Indígenas do Oiapoque

CGPH

Conselho Geral dos Povos Hixkariyana

Financiadores

Moore

Gordon and Betty Moore Foundation

RFN

Rainforest Foundation - Noruega

TNC

The Nature Conservancy