Conselho consultivo do Mosaico do Oeste do Amapá e Norte do Pará toma posse

data

Os membros do Conselho Consultivo do Mosaico de Áreas Protegidas do Oeste do Amapá e Norte do Pará se reuniram hoje, 6 de junho, no Salão Nobre do Palácio do Setentrião, sede do Governo Estadual do Amapá para a abertura cerimonial da Reunião de Instalação do Conselho.  A cerimônia contou com a presença da Governadora em Exercício do Amapá Dora Nascimento, da Deputada Federal Janete Capiberibe, dos  membros titulares e suplentes do Conselho Consultivo, além de representantes de diversos órgãos governamentais e de representantes da sociedade civil.

5036_jor_3896 (2)

Primeiro Mosaico de Áreas Protegidas a incluir formalmente terras indígenas foi reconhecido oficialmente no dia 03 de janeiro de 2013, em portaria do Ministério do Meio Ambiente, abrangendo 6 unidades de conservação e 3 terras indígenas, totalizando mais de 12 milhões de hectares.

O evento foi iniciado com uma apresentação do histórico de articulação e constituição deste Mosaico, em cujo Conselho Consultivo estão representados técnicos e gestores governamentais além de representantes indígenas, extrativistas e pequenos agricultores.

2013 posse mosaico bruno (17)_2

Proteger a biodiversidade, valorizar a sociodiversidade e promover o desenvolvimento sustentável  desta região, por meio de ações colaborativas entre governo e sociedade civil é o desafio que se coloca para esse Conselho”, afirmou Luis Donisete Grupioni, Coordenador Executivo do Iepé, salientando que a cerimônia de posse dos conselheiros encerra um longo ciclo de atividades e articulações para constituição deste Mosaico e o início de uma nova fase de trabalho, com o Conselho formalmente empossado, visando uma gestão integrada e participativa de uma ampla faixa territorial que se estende por 16 municípios do Amapá e do Pará.

A Governadora em exercício do Amapá afirmou o apoio do Executivo amapaense ao Mosaico e ao seu Conselho Consultivo: “O Governo do Amapá sempre teve a preocupação  com a conservação ambiental combinada com o desenvolvimento socioeconômico  para beneficiar as pessoas que vivem e guardam as florestas. O Mosaico fortalece  a perspectiva de um planejamento regional integrado entre Áreas Protegidas. Temos todo interesse que esse Conselho seja atuante e traga bons frutos para a região”.

2013 posse mosaico bruno (35)_1

A Deputada Federal Janete Capiberibe salientou a importância das Áreas Protegidas no Amapá e a grande diversidade de povos e comunidades que vivem da floresta e a necessidade de buscar o desenvolvimento sustentável para a região, afirmando que o Mosaico será uma ferramenta a mais com esse objetivo.

A cerimônia no Palácio do Setentrião abre a Reunião de Posse do Conselho Consultivo, que terá prosseguimento na tarde desta quinta-feira e sexta-feira, no Centro Diocesano, quando será aprovado seu regimento de funcionamento, escolhido seu presidente e o secretariado e oficialmente empossado seus conselheiros.

5036_jor_4028 (2)

5036_jor_3783 (2)

Mais
notícias