QUEM SOMOS

O Iepé – Instituto de Pesquisa e Formação Indígena é uma organização não governamental e sem fins lucrativos, fundada em 2002.

NOSSA MISSÃO

Contribuir para o fortalecimento cultural, político e para o desenvolvimento sustentável das comunidades indígenas em território brasileiro localizadas no Planalto das Guianas, visando o fortalecimento de suas formas de gestão comunitária e coletiva, para que os direitos dessas populações enquanto povos diferenciados sejam respeitados.

Contação de estórias sob as estrelas | foto: Manoel Moi

Iepé é o termo tradicionalmente utilizado pelos grupos indígenas das Guianas para designar o amigo e parceiro de troca nas suas redes de intercâmbio.

NOSSOS OBJETIVOS

Valorizar e fortalecer:

  • Modos de vida, formas de conhecimento e práticas locais indígenas, promovendo o diálogo intergeracional.

Valorizando as redes de transmissão dos conhecimentos tradicionais indígenas e promovendo o diálogo intergeracional.

Fomentando a valorização de conhecimentos e práticas das mulheres indígenas e suas iniciativas de construírem redes de relações.

Fortalecendo as capacidades das organizações indígenas para a gestão de projetos relacionados à proteção territorial, ambiental e cultural e para a representação política de suas comunidades.

Formando jovens homens e mulheres indígenas que contribuam para seu posicionamento em relação à sociedade não indígena e em suas comunidades.

Fomentando a discussão, formulação, difusão e aplicação de protocolos de consulta que orientem as relações das comunidades indígenas com representantes do Estado.

  • Redes e articulações interinstitucionais para a defesa de direitos socioambientais e para o desenvolvimento sustentável das áreas protegidas na região de atuação do Iepé.

Fomentando estratégias e ferramentas de gestão integrada para Terras Indígenas e outras Áreas Protegidas com vistas à efetividade do desenvolvimento sustentável na região.

Elaborando estratégias para o enfrentamento das mudanças climáticas direcionadas à defesa da conservação da floresta e ao respeito pelos direitos dos povos indígenas e tradicionais.

Fortalecendo a gestão territorial e ambiental das Terras Indígenas em que o Iepé atua por meio da implementação de seus Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA).

Monitorando a influência positiva a partir dos trabalhos desenvolvidos pelo Iepé, das políticas públicas indigenistas e ambientais.

Mapeando oportunidades para elaborar planos de negócios que integrem comunidades indígenas e tradicionais parceiras em cadeias produtivas e de comercialização.

POLÍTICAS INSTITUCIONAIS

O Iepé valoriza o respeito, como base de todos os relacionamentos, o diálogo, como o melhor instrumento das boas relações humanas, a cooperação e o espírito colaborativo diante dos desafios do dia a dia.

Nos últimos anos, elaboramos políticas institucionais que orientam boas práticas no Iepé, em que nos comprometemos com a proteção e a promoção dos direitos de pessoas vulneráveis e com a busca da equidade de gênero. Essas políticas definem procedimentos para prevenir danos e indicam caminhos para responder adequadamente qualquer suspeita de violação. Com essas políticas, o Iepé quer inspirar sua equipe, bem como outras pessoas, comunidades e instituições.

Documentos institucionais, jurídicos e financeiros estão disponíveis em meio digital ou físico a partir de solicitação específica realizada pelo e- mail [email protected]

CONHEÇA:

Foto: Iepé