EQUIPE E PARCEIROS

DIRETORIA

Conselho diretor

Indigenista. É a atual presidente do Conselho Diretor do Iepé e vice-presidente do Instituto Socioambiental (ISA). Atua na formação de professores e gestores de organizações indígenas.

Lúcia é museóloga e antropóloga. É secretária do Iepé, pesquisadora do Museu Paraense Emilio Goeldi e curadora da sua Coleção Etnográfica. Assessora o Programa Tumucumaque.

Antropólogo e professor da Universidade Federal de Minas Gerais

Conselho fiscal

Antropólogo e professor da Universidade Federal de Minas Gerais

Administrador e antropólogo, com mestrado pela Universidade de São Paulo (2000), trabalha com povos indígenas e comunidades tradicionais desde 1995, tendo experiência de trabalho com os Kayapó, Xikrin do Cateté e Gaviõ (PA), Wajãpi (AP), Ticuna, Cocama e Mura (AM), Cinta Larga e Arara do Rio Branco (MT), Guajajara e Awá-Guajá (MA), Krenak (MG), Tupiniquim e Guarani (ES). Atuou na equipe do Programa Wajãpi (1999 a 2003), trabalhou no programa Projetos Demonstrativos dos Povos Indígenas Ministério (PDPI) do Meio Ambiente (2003 a 2008) e tem atuado como consultor independente pela empresa Comtexto Consultoria desde 2008. Neste período tem colaborado com diversas organizações indígenas (COIAB, FOIRN, Hutukara, Instituto Raoni, Associação Floresta Protegida), ONGs (Instituto Socioambiental, ISPN, IEB, Iepé, CTI) cooperação internacional, governo (Ministério do Meio Ambiente e FUNAI) e setor privado, em processos variados como demarcação territorial, elaboração e implementação de projetos, fortalecimento institucional, capacitação e avaliação de impactos socioambientais de empreendimentos. Possui diversas publicações, entre as quais: “Gestão territorial em Terras Indígenas no Brasil” (2015), “Povos Indígenas: projetos e desenvolvimento” (2010), “Atividades econômicas sustentáveis: os desafios da comercialização de produtos indígenas” (2010) entre outras. Participou da elaboração do “Guia de Melhores Práticas: Mineração e Povos Indígenas” do ICMM (International Council on Mining and Metals).

Começou o trabalho com povos indígenas na década de 1970 como consultora da FUNAI para levantamento das aldeias Guarani de São Paulo. Nas décadas de 1980 e 1990 até 2005, desenvolveu alguns projetos entre povos parceiros do Centro de Trabalho Indigenista e administrou a instituição junto com coordenadores dos programas. Começou seu trabalho no Iepé em 2008 como assessora de programas governamentais, foi presidente da instituição.

ASSEMBLEIA DE SÓCIOS

Administrador e antropólogo, com mestrado pela Universidade de São Paulo (2000), trabalha com povos indígenas e comunidades tradicionais desde 1995, tendo experiência de trabalho com os Kayapó, Xikrin do Cateté e Gaviõ (PA), Wajãpi (AP), Ticuna, Cocama e Mura (AM), Cinta Larga e Arara do Rio Branco (MT), Guajajara e Awá-Guajá (MA), Krenak (MG), Tupiniquim e Guarani (ES). Atuou na equipe do Programa Wajãpi (1999 a 2003), trabalhou no programa Projetos Demonstrativos dos Povos Indígenas Ministério (PDPI) do Meio Ambiente (2003 a 2008) e tem atuado como consultor independente pela empresa Comtexto Consultoria desde 2008. Neste período tem colaborado com diversas organizações indígenas (COIAB, FOIRN, Hutukara, Instituto Raoni, Associação Floresta Protegida), ONGs (Instituto Socioambiental, ISPN, IEB, Iepé, CTI) cooperação internacional, governo (Ministério do Meio Ambiente e FUNAI) e setor privado, em processos variados como demarcação territorial, elaboração e implementação de projetos, fortalecimento institucional, capacitação e avaliação de impactos socioambientais de empreendimentos. Possui diversas publicações, entre as quais: “Gestão territorial em Terras Indígenas no Brasil” (2015), “Povos Indígenas: projetos e desenvolvimento” (2010), “Atividades econômicas sustentáveis: os desafios da comercialização de produtos indígenas” (2010) entre outras. Participou da elaboração do “Guia de Melhores Práticas: Mineração e Povos Indígenas” do ICMM (International Council on Mining and Metals).

Especialista em Educação Indígena e Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas – Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP – Campus de Rio Claro/SP), especialista em ecologia humana – Trabalhou no Projeto de Gestão Ambiental e Territorial Indígena (Projeto GATI – ONU/PNUD /MMA/FUNAI), enquanto consultor do PNUD (Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas), coordenando ações de gestão ambiental e territorial em terras indígenas na região Sudeste do Brasil. Assessorou o Instituto Socioambiental (ISA), a Comissão Pró-Yanomami (CCPY), a Comissão Pró-Índio de São Paulo (CPI/SP), o Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (IEPÉ) e o Centro de Trabalho Indigenista (CTI), trabalhando em todas estas instituições como educador e assessor de projetos de gestão territorial e ambiental. Assessorou a FUNAI (Fundação Nacional do Índio) na “Identificação e Delimitação de Terras Indígenas” no Brasil e na análise de impactos causados por empreendimentos que poderiam afetar Terras Indígenas.

Antropóloga, com doutorado (2002) e pós-doutorado (2014) junto ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da USP. Tem experiência em pesquisas e docência acadêmica, bem como em projetos com povos indígenas Karib no Escudo das Guianas. É autora do livro Arte Visual dos Povos Tiriyó e Kaxuyana, e co-autora dos livros Povos Indígenas no Amapá e Norte do Pará e Entre Águas Bravas e Mansas. É sócia-fundadora do Iepé, onde coordena o Programa Tumucumaque desde 2005. [email protected]

Economista formado pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Depois de 10+ anos de trabalho na área de Tecnologia da Informação, voltou-se a agroecologia, em especial agrofloresta, junto a comunidades de agricultores tradicionais no Cerrado de Goiás e Vale do Ribeira em São Paulo. Desde 2007 tem se dedicado ao trabalho com os índios e outras comunidades do interior do Amapá e norte do Pará através do Iepé.

Doutora em Antropologia Social pela USP onde é professora desde 1985. Hoje é professora colaboradora sênior. Coordenou o Centro de Estudos Ameríndios da USP (CEstA) – antigo Núcleo de História Indígena e do Indigenismo (NHII) – onde dirige pesquisas com enfoque nos seguintes temas: tradições orais e cosmologias ameríndias, relações interétnicas e políticas indígenas, patrimônio cultural e etnoconhecimentos. Pesquisadora e assessora dos Wajãpi desde 1977 e primeira coordenadora do Programa Wajãpi, sob gestão do Centro de Trabalho Indigenista de 1992 a 2000. Pesquisa entre os índios Zo’é, norte do Pará. Assessora órgãos públicos e organizações não governamentais em programas voltados ao desenvolvimento sustentável de comunidades indígenas. Autora dos livros Migração, Guerra e Comércio: os Waiãpi na Guiana (FFLCH-USP, 1986), Mairi Revisitada (NHII, 1993), co-autora do livro Povos Indígenas no Amapá e norte do Pará (Iepé, 2003) e organizadora de Redes de relações nas Guianas (Humanitas, 2005) e Patrimônio Cultural Imaterial e Povos Indígenas (Iepé, 2006). Foi curadora da exposição Tempo e espaço na Amazônia: os Wajãpi (Museu do Índio/Funai, 2002).
E-mail: [email protected]

Formada em Ciências Contábeis e graduanda do curso de Administração. Trabalha na coordenação administrativa do Instituto de Pesquisa e Formação em Educação Indígena – Iepé desde 2002, sendo de sua responsabilidade o acompanhamento administrativo e contábil de todos e projetos e auditoria das contas.

E-mail: [email protected]

Antropóloga, com mestrado e doutorado em Antropologia Social (subárea Etnologia Indígena) pela Universidade de São Paulo. Desde 1998 desenvolve pesquisas no campo da Antropologia da Saúde junto aos Wajãpi do Amapari (AP). Atuou no Programa Wajãpi (CTI) na formação da primeira turma de professores wajãpi. Entre 1998 e 1999 trabalhou no Vídeo nas Aldeias (CTI) com a organização e transcrição de materiais gravados por cinegrafistas indígenas. De 2005 a 2007 foi consultora do projeto “Valorização e adequação dos sistemas de parto tradicionais das etnias indígenas do Acre e Sul do Amazonas” (VIGISUS – Medicinas Tradicionais). Sócio-fundadora do Iepé, atualmente é coordenadora adjunta do Programa Wajãpi. É responsável pelas ações de formação em saúde junto aos Wajãpi, com destaque para a formação de Agentes de Saúde Wajãpi em parceria com o DSEI AP e Norte do Pará. Colaboradora eventual em disciplinas no curso de Medicina da UNIFAP, no curso de Tecnologias em Saúde da UNIFESP e no curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas Albert Einstein. Tem experiência em consultorias para órgãos governamentais e não-governamentais no campo das Políticas Públicas voltadas à Saúde Indígena. Atua principalmente nos seguintes temas: saúde indígena; concepções de pessoa; cosmologias ameríndias; estados alterados; medicalização; políticas de saúde indígena.

Lúcia é museóloga e antropóloga. É secretária do Iepé, pesquisadora do Museu Paraense Emilio Goeldi e curadora da sua Coleção Etnográfica. Assessora o Programa Tumucumaque.

Cientista social formada pela Universidade de São Paulo (USP), com curso não concluído de mestrado em Antropologia Social pela mesma instituição. Atua há 18 anos com populações indígenas da Amazônia Legal, acumulando experiências com instituições governamentais, pesquisa acadêmica e organizações não-governamentais, nos estados do Acre e Amapá, em atividades de saúde, educação e cultura. Desde 1999 é coordenadora do Programa de Educação Wajãpi, iniciado no CTI (1999-2003) e hoje funcionando pelo Iepé, além de coordenar o projeto Plano de Ação para a Salvaguarda do Conhecimento Tradicional, Oral e das Expressões Gráficas dos Wajãpi do Amapá, desenvolvido pelo Iepé em parceria com a Unesco. Foi chefe da Unidade Antropológica do Núcleo de Educação Indígena da Secretaria de Estado de Educação do Amapá (1998) e assessora antropológica da Equipe de Saúde do Alto Juruá, do Projeto de Saúde Povos Indígenas do Vale do Juruá – Acre (Health Unlimited – União das Nações Indígenas do Acre e Sul do Amazonas – UNI-AC) (1992-1994).

E-mail: [email protected]

Antropólogo, com mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Foi fundador e pesquisador do Mari – Grupo de Educação Indígena da USP, de 1988 a 2002, e é pesquisador associado ao Núcleo de História Indígena e do Indigenismo da USP (NHII-USP). Foi assessor do Ministério da Educação para a política nacional de educação indígena (1999-2002), consultor contratado pelo PNUD para assessorar o Ministério da Educação com as ações de educação indígena (2005-2006) e pela Unesco (2007) para assessorar o Conselho Nacional de Educação (CNE). Realizou pesquisa de campo entre os Bororo (MT), Zo’é (PA), Tiriyó e Katxuyana (AP/PA). Foi curador de várias exposições etnográficas e fotográficas sobre os povos indígenas no Brasil, no Brasil e no exterior, entre as quais destacam-se: Índios no Brasil (São Paulo, 1992), Artes Indígenas na Mostra do Redescobrimento (São Paulo e Rio de Janeiro, 2000), Amazônia, Native Traditions (Pequim, 2004), Brésil Indien (Paris, 2005), A arte da transformação: máscaras e rituais indígenas (Brasília, 2006). É autor do livro Coleções e Expedições Vigiadas (1997), dos livros infantis Juntos na Aldeia e Viagem ao Mundo Indígena (1996), e co-organizador das coletâneas A Temática Indígena na Escola (1995), Povos Indígenas e Tolerância (2001) e Formação de Professores Indígenas: repensando trajetórias (2006). É organizador dos catálogos Índios no Brasil (1992), A Carta de Pero Vaz de Caminha (2002), Amazônia, Native Traditions (2004) e Brésil Indien: les arts des amérindiens au Brésil (2005). Sua dissertação de mestrado recebeu o prêmio de melhor dissertação na área de Ciências Sociais em 1996 conferida pela Associação Nacional de Pesquisa em Ciências Social, Anpocs, em 1997. É Cavaleiro da Ordem Nacional do Mérito Educativo, desde 2002, por indicação da Presidência da República.

E-mail: [email protected]

Lux é antropóloga, foi presidente do Iepé. Hoje, assessora o programa Oiapoque. Conselheira da Comissão Pró-Índio-São Paulo. Professora aposentada da USP. Colaboradora com o projeto “Memória Xikrin”.

Começou o trabalho com povos indígenas na década de 1970 como consultora da FUNAI para levantamento das aldeias Guarani de São Paulo. Nas décadas de 1980 e 1990 até 2005, desenvolveu alguns projetos entre povos parceiros do Centro de Trabalho Indigenista e administrou a instituição junto com coordenadores dos programas. Começou seu trabalho no Iepé em 2008 como assessora de programas governamentais, foi presidente da instituição.

indigenista. É a atual presidente do Conselho Diretor do Iepé e vice-presidente do Instituto Socioambiental (ISA). Atua na formação de professores e gestores de organizações indígenas.

Antropóloga, com mestrado em Antropologia Social (2016) e graduação em Ciências Sociais (2013) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de etnologia e saúde indígena, com pesquisa acadêmica entre os Guarani Mbya. Desde 2016, atua na região de Oiapoque (AP), com os povos Karipuna, Galibi Marworno, Galibi Kali’na e Palikur Arukwayene nas áreas de gestão socioambiental das terras indígenas, formação de pesquisadores, direitos indígenas e na assessoria às organizações indígenas. Coordena o Programa Oiapoque desde 2019.

Antropólogo e professor da Universidade Federal de Minas Gerais

EQUIPE

equipe_Alexandre
equipe_Alline
equipe_AnaCarolina2
equipe_Bruna
equipe_Cassio-de-Figueiredo
equipe_CassioInglesdeSousa
equipe_CeciliaTita
equipe_Daniel
equipe_Decio
Denise Fajardo
equipe_Icaro
equipe_Dominique
equipe_Estefany
equipe_Giovani
equipe_Gutcha
equipe_Helena2
equipe_Hugo
equipe_Irison-Neves
equipe_Jeciane
equipe_Juan2
equipe_JulianaRosalen
equipe_Leo
equipe_Leonor
equipe_LuciaHussak
equipe_Luis
equipe_Lux
equipe_Manuella2
equipe_Marcela-Gina
equipe_Marcelo2
equipe_Maria
equipe_NacipMahmud
equipe_Nina
equipe_PatriciaZuppi
equipe_RenanReis2
equipe_RenataFerreira
equipe_Rita
equipe_Rodrigo
equipe_RosalinaFarias
equipe_Rudreic
equipe_Silvia
equipe_Solange2
equipe_TaisCosta
equipe_ThaisHerrero
equipe_Thomas2
equipe_Valdemir
equipe_DafranMacario
equipe_DiegoMartins4
equipe_Alenilda
equipe_Geraldo
equipe_JuliaAffonsoCavalcante
equipe_LeticiaDaldone
equipe_LucasGomes2
equipe_LucasWillian
equipe_mask-mosaico2
equipe_Michele
equipeThaisMarianne2
equipe_SofiaGalvao
equipe_Yasmin
Natasha Mendes2
equipe_mask-mosaico2

COORDENAÇÃO EXECUTIVA

Antropólogo, com mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Foi fundador e pesquisador do Mari – Grupo de Educação Indígena da USP, de 1988 a 2002, e é pesquisador associado ao Núcleo de História Indígena e do Indigenismo da USP (NHII-USP). Foi assessor do Ministério da Educação para a política nacional de educação indígena (1999-2002), consultor contratado pelo PNUD para assessorar o Ministério da Educação com as ações de educação indígena (2005-2006) e pela Unesco (2007) para assessorar o Conselho Nacional de Educação (CNE). Realizou pesquisa de campo entre os Bororo (MT), Zo’é (PA), Tiriyó e Katxuyana (AP/PA). Foi curador de várias exposições etnográficas e fotográficas sobre os povos indígenas no Brasil, no Brasil e no exterior, entre as quais destacam-se: Índios no Brasil (São Paulo, 1992), Artes Indígenas na Mostra do Redescobrimento (São Paulo e Rio de Janeiro, 2000), Amazônia, Native Traditions (Pequim, 2004), Brésil Indien (Paris, 2005), A arte da transformação: máscaras e rituais indígenas (Brasília, 2006). É autor do livro Coleções e Expedições Vigiadas (1997), dos livros infantis Juntos na Aldeia e Viagem ao Mundo Indígena (1996), e co-organizador das coletâneas A Temática Indígena na Escola (1995), Povos Indígenas e Tolerância (2001) e Formação de Professores Indígenas: repensando trajetórias (2006). É organizador dos catálogos Índios no Brasil (1992), A Carta de Pero Vaz de Caminha (2002), Amazônia, Native Traditions (2004) e Brésil Indien: les arts des amérindiens au Brésil (2005). Sua dissertação de mestrado recebeu o prêmio de melhor dissertação na área de Ciências Sociais em 1996 conferida pela Associação Nacional de Pesquisa em Ciências Social, Anpocs, em 1997. É Cavaleiro da Ordem Nacional do Mérito Educativo, desde 2002, por indicação da Presidência da República.

E-mail: [email protected]

SETOR ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO

Economista formado pela Fundação Santo André (FAECO/FSA), Especialização pela Fundação Getúlio Vargas (EESP/FGV) e Mestrado em Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (EACH/USP). Desde 2008 atua na gestão de organizações do terceiro setor como Fundação Osesp, Associação Pró-Dança, Instituto GPA entre outros.

Formada em Ciências Contábeis e graduanda do curso de Administração. Trabalha na coordenação administrativa do Instituto Iepé desde 2002, sendo de sua responsabilidade o acompanhamento administrativo e contábil de todos e projetos e auditoria das contas.

E-mail: [email protected]

Contador formado pela Faculdade de Macapá, Registrado no CRC/PA sob o nº 005416/O-4 T-AP, Pós-Graduado Lato Sensu pela faculdade JK/Serrana em Planejamento Tributário, Controladoria de Gestão, Auditoria, Perícia Judicial e Docência Superior. Contribuiu, em 2001, na gestão do projeto de formação e capacitação para jovens que viviam em situação de vulnerabilidade social na Ilha de Caratateua (PA), apoiado pelo Comunidade Solidária “Parceria para o Desenvolvimento Social”. Contribuiu na finalização e prestação de contas do Projeto Saúde Indígena, firmado em 2004 entre a FUNASA e APINA. Trabalha no setor financeiro do Iepé desde 2009.

Formada em Administração de Empresas com Pós Graduação em Gestão Contábil e Financeira pela FAAP. Especialização em Custos, Orçamento e indicadores de desempenho pela FGV. Desde 2007 atua no Planejamento, gestão e controle de Organizações Sociais, como Fundação Osesp e IEPÉ.

Graduada em Marketing pela Universidade de Mogi das Cruzes/SP, Técnica contábil habilitada pelo CRC-SP, com MBA em Gestão Pública e MBA em Controladoria, Finanças e Auditoria.

Formado em ciências contábeis pela FAENAC, atuou nos mais diversos segmentos privados (comércio e serviços) e há 10 anos atua em instituições do terceiro setor como a São Paulo Companhia de Dança e o Instituto de Preservação e Difusão da História do Café e da Imigração.

Formação Superior em Gestão de Recursos Humanos. Atua na área administrativa e financeira do Iepé.

Especialista em Gestão de Pessoas e Docência do Ensino Superior com Graduação em Recursos Humanos, atuando desde 2012 na área administrativa e Recrutamento e Seleção de organizações do terceiro setor como Fundação Rio Solimões em Manaus e outras Empresas locais.

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Paulista (UNIP). Integra a equipe desde 2019.

Acadêmico do terceiro ano do urso de Administração na Faculdade Estácio de Sá. 

PROGRAMA GESTÃO DA INFORMAÇÃO

Economista formado pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Depois de mais de 10 anos de trabalho na área de Tecnologia da Informação, voltou-se à agroecologia, em especial a agrofloresta, junto a comunidades de agricultores tradicionais no Cerrado de Goiás e Vale do Ribeira em São Paulo. Desde 2007 tem se dedicado ao trabalho com os povos indígenas e outras comunidades do interior do Amapá e norte do Pará por meio do Iepé.

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amapá (2010). Especialização em Educação Ambiental no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (2011). Tem experiência na área de Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: unidade de conservação, Amazônia, conservação, mineração, pesca e educação e trabalha com comunidades tradicionais: Indígenas, quilombolas, pescadores, extrativistas e assentados. Realizou consultoria para o Programa de Áreas Protegidas – ARPA, WWF Brasil, Conservação Internacional – CI, Projeto para a Conservação da Biodiversidade e Promoção do Desenvolvimento – PNUDE, Equipe de Conservação da Amazônia – ECAN e Instituto de Pesquisa e Formação Indígena – Iepé.

Jornalista formada em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo, especialista em comunicação de causas. Com passagens pela redação da revista Época e pelo Greenpeace Brasil, aliou suas habilidades de repórter a estratégias e narrativas de grandes campanhas. Ao longo de cinco anos como colaboradora do Greenpeace, foi Líder de Comunicação do projeto Clima e Justiça e da campanha Defenda os Corais da Amazônia. Foi também roteirista e apresentadora do podcast “As Árvores Somos Nozes”. Hoje é responsável pelo setor de comunicação do Iepé – Instituto de Pesquisa e Formação Indígena. Estuda feminismo e igualdade de gênero.

E-mail: [email protected]

Bacharel em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP) com especialização em fotogrametria com ênfase em projeto de integração de sistemas de posicionamento, telemetria e plataformas aéreas. Atua como assessor no Iepé, onde trabalha com Sistema de Informação Geográfica, sensoriamento remoto e cartografia.

Graduada em Administração pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), especialista em Gestão Ambiental Empresarial e mestrado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Exeter no Reino Unido através do programa de pós-graduação Chevening (Embaixada Britânica). Colaborou com inciativas para cadeias de valor da sociobiodiversidade e alternativas econômicas no Amazonas junto aos povos indígenas do Alto Rio Negro (São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos – AM) e Manaus. Possui experiência como assessora de gestão e comercialização de produtos junto a Associação Comunidade Waimiri Atroari (GaleriAmazônica), Organização Indígena da Bacia do Içana (OIBI – Arte Baniwa e Pimenta Baniwa) e Federação das Organizações Indígenas do Alto Rio Negro (FOIRN – Wariró Casa de Produtos Indígenas). Colaborou também como Assistente de Administração, logística, aquisições e contratos para o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados em Manaus.

E-mail: [email protected]

Graduada em Ciências Ambientais na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Experiência em logística de campo, organização de reuniões, relatorias, aplicação de oficinas. Participei de trabalhos com comunidades tradicionais por meio de atividades desenvolvidas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e IEPÉ. Experiência em monitoramento da Biodiversidade pelo programa Monitora do ICMBio.

Graduanda em Jornalismo na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Tem experiência com comunidades tradicionais e periféricas com cobertura de pautas e pesquisas nas áreas de educomunicação, educação midiática relacionadas a gênero, sexualidade e socioambientalismo. Também colabora com coletivos e midiativismo da região.

Gestora ambiental formada pela EACH-USP (2015), com mestrado em Geografia Humana pela FFLCH-USP (2018). No âmbito acadêmico dedicou-se ao estudo e análise das políticas públicas ambientais e de gestão territorial com o foco em regiões de sobreposição de áreas protegidas. Sua atuação profissional inclui o trabalho junto a equipes multidisciplinares, na coordenação de projetos socioambientais e desenvolvimento de suas estratégias de execução e monitoramento. Tem experiência na elaboração de relatórios técnicos e temáticos e na facilitação de processos formativos com base na educação popular.

Formada em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Atuou em projetos de pesquisa na área de manejo florestal comunitário e familiar, desenvolvimento local, agricultura familiar e juventudes. No terceiro setor, trabalhou com gestão de projetos educacionais, focado na formação de coordenadoras(es) pedagógicas(os). Atualmente, atua no assessoramento da gestão dos projetos do Iepé, em apoio a cada um dos Programas.

PROGRAMA WAJÃPI

Cientista social formada pela Universidade de São Paulo (USP), com curso não concluído de mestrado em Antropologia Social pela mesma instituição. Atua há 18 anos com populações indígenas da Amazônia Legal, acumulando experiências com instituições governamentais, pesquisa acadêmica e organizações não-governamentais, nos estados do Acre e Amapá, em atividades de saúde, educação e cultura. Desde 1999 é coordenadora do Programa de Educação Wajãpi, iniciado no CTI (1999-2003) e hoje funcionando pelo Iepé, além de coordenar o projeto Plano de Ação para a Salvaguarda do Conhecimento Tradicional, Oral e das Expressões Gráficas dos Wajãpi do Amapá, desenvolvido pelo Iepé em parceria com a Unesco. Foi chefe da Unidade Antropológica do Núcleo de Educação Indígena da Secretaria de Estado de Educação do Amapá (1998) e assessora antropológica da Equipe de Saúde do Alto Juruá, do Projeto de Saúde Povos Indígenas do Vale do Juruá – Acre (Health Unlimited – União das Nações Indígenas do Acre e Sul do Amazonas – UNI-AC) (1992-1994).

E-mail: [email protected]

Antropóloga, com mestrado e doutorado em Antropologia Social (subárea Etnologia Indígena) pela Universidade de São Paulo. Desde 1998 desenvolve pesquisas no campo da Antropologia da Saúde junto aos Wajãpi do Amapari (AP). Atuou no Programa Wajãpi (CTI) na formação da primeira turma de professores wajãpi. Entre 1998 e 1999 trabalhou no Vídeo nas Aldeias (CTI) com a organização e transcrição de materiais gravados por cinegrafistas indígenas. De 2005 a 2007 foi consultora do projeto “Valorização e adequação dos sistemas de parto tradicionais das etnias indígenas do Acre e Sul do Amazonas” (VIGISUS – Medicinas Tradicionais). Sócio-fundadora do Iepé, atualmente é coordenadora do Programa Wajãpi. É responsável pelas ações de formação em saúde junto aos Wajãpi, com destaque para a formação de Agentes de Saúde Wajãpi em parceria com o DSEI Amapá e Norte do Pará. Colaboradora eventual em disciplinas no curso de Medicina da UNIFAP, no curso de Tecnologias em Saúde da UNIFESP e no curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas Albert Einstein. Tem experiência em consultorias para órgãos governamentais e não-governamentais no campo das Políticas Públicas voltadas à Saúde Indígena. Atua principalmente nos seguintes temas: saúde indígena; concepções de pessoa; cosmologias ameríndias; estados alterados; medicalização; políticas de saúde indígena.

Mestre em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais pela UnB, especialista em Desenvolvimento Sustentável e Direito Ambiental (CDS/UnB) e bacharel em Direito (UDF). Experiências como assessor indigenista e realizador audiovisual a partir de 2008. Atua como assessor indigenista no Progama Wajãpi do Iepé desde 2018.

Formado em Gestão Empresarial, Técnico Florestal e cursando Administração. Indigenista formado pela OPAN em 1995. Desde 1994 atuou com questões indígenas e ambientais em organizações como o CTI, GIZ, IEF, TNC e, agora, o Iepé.

Mestre em Antropologia Social pela University of Wales Trinity Saint David (Reino Unido). Bacharel em Direito (FDMC/MG). Desde 2015 atua junto aos Wajãpi tanto no alto rio Oiapoque (Guiana Francesa) como no Amapá, nas áreas de museologia, educação escolar indígena e indigenismo. Atualmente compõe a equipe do Programa Wajãpi como assessor indigenista.

E-mail: [email protected]

Mestre em Antropologia Social (2016) e graduada em Ciências Sociais – Bacharelado (2011) e Licenciatura (2010) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência em antropologia visual, etnomusicologia e implementação de medidas mitigadoras e compensatórias decorrentes de empreendimentos de grande impacto social e ambiental com comunidades indígenas e quilombolas. Desenvolve trabalho artístico e de pesquisa junto a tradições musicais populares em território brasileiro. É fundadora do NGOMA – Núcleo de Estudos em Percussão e Cultura Popular em parceria com Andressa Ferreira, desenvolvendo atividades na área da educação para diversos públicos relacionadas à música, cultura popular e tecnologias audiovisuais.

Formado em Logística na área de implantação do sistemas de transporte, armazenamento e compras de suprimentos em empresas de qualquer porte. Curso técnico em administração. atuando desde 2017 no Iepé no programa PW cuidando da logística de 102 aldeias e auxiliando na gestão financeira da Awatac junto com a diretoria da Awatac.

Técnico em segurança privada (ESAFV 2012), técnico em Agroecologia em formação ( CIFAP ). Cursando Tecnologia da Gestão Ambiental na Universidade Cesumar.

Cursa administração, cresceu tendo contato com alguns povos, principalmente com os Tiriyós. Trabalhou como assistente administrativa da empresa Inovação de Cursos e Treinamentos e atualmente está montando uma pesquisa sobre como Macapá pode se transformar em uma cidade sustentável, e qual seria o impacto socioeconômico dessa transformação.

PROGRAMA OIAPOQUE

Antropóloga, com mestrado em Antropologia Social (2016) e graduação em Ciências Sociais (2013) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de etnologia e saúde indígena, com pesquisa acadêmica entre os Guarani Mbya. Desde 2016, atua na região de Oiapoque (AP), com os povos Karipuna, Galibi Marworno, Galibi Kali’na e Palikur Arukwayene nas áreas de gestão socioambiental das terras indígenas, formação de pesquisadores, direitos indígenas e na assessoria às organizações indígenas. Coordena o Programa Oiapoque desde 2019.

Antropóloga aposentada. Presidente do Iepé. Assessora junto ao programa Oiapoque. Conselheira da CPI/SP. Colaboradora do projeto “memória Xikrin”.

Engenheira Florestal pela Universidade de São Paulo (2019). Possui experiência com povos tradicionais da Amazônia Legal e da Mata Atlântica. Atualmente compõe a equipe do Programa Oiapoque como assessora nas atividades das cadeias produtivas sustentáveis.

Graduado em Serviço Social pela PUC-SP, possui formação complementar em multimeios pela UNICAMP, e conservação e restauração de bens culturais móveis pela Fundação de Artes de Ouro Preto. Atua como assessor indigenista junto ao programa Oiapoque desde 2021.

Mestre em Biodiversidade Tropical pela Universidade Federal do Amapá (2021). Graduação em Ciências Ambientais (2019). Intensa vivência com logística de campo e técnicas de dinâmicas em grupos. Experiências com populações tradicionais, gestão de projetos voltados à cadeias produtivas, assessoria para organizações e gestão de conflitos.

Técnica em agropecúria formada pela Escola Família Agrícola do Pacuí, cursando Geografia na UNIFAP. Participou da elaboração do PGTA dos povos indígenas do Oiapoque, contribuiu no Projeto ABC da Fruticultura dos Povos Indígenas do Oiapoque, atuando principalmente no manejo de baixo impacto de açaizais. Trabalha junto aos povos indígenas do Oiapoque desde 2012 na área da logística do Programa Oiapoque.

Auxiliar administrativo do Programa Oiapoque do Instituto Iepé.

Experiência profissional em áreas como: gerência de hotel, administração, secretariado, agente de viagem e operadora local, administração de pessoas, educação e fiscalização ambiental, batalhão ambiental, elaboração de projetos, legislação do SUS e administração tributária.

Pós-graduado em Políticas de Cooperação Internacional. Realizou um trabalho de mestrado sobre a política da UNESCO com respeito aos povos indígenas no Paraguai. Tem experiência nos seguintes temas: línguas indígenas, políticas de cooperação, patrimônio imaterial da UNESCO.

Graduanda no Curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Amapá Campus Binacional de Oiapoque. Formada em técnico de logística pelo Instituto Federal do Amapá Campus Avançado Oiapoque (IFAP).

PROGRAMA TUMUCUMAQUE

Antropóloga, com doutorado (2002) e pós-doutorado (2014) junto ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da USP. Tem experiência em pesquisas e docência acadêmica, bem como em projetos com povos indígenas Karib no Escudo das Guianas. É autora do livro Arte Visual dos Povos Tiriyó e Kaxuyana, e co-autora dos livros Povos Indígenas no Amapá e Norte do Pará e Entre Águas Bravas e Mansas. É sócia-fundadora do Iepé, onde coordena o Programa Tumucumaque desde 2005.

[email protected]

Antropóloga, com mestrado (2010) e doutorado (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da UFRJ, onde integra a equipe do Laboratório de Inovações Ameríndias (LINA). Graduada em Ciências Sociais pela UFMG. Pesquisa com os povos indígenas dos rios Mapuera e Trombetas desde 2007. Também atuou entre povos e organizações indígenas na região do Xingu, entre 2010 e 2014. Desde 2018, contribuía pontualmente com o Programa Tumucumaque, na elaboração do Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA) e do Protocolo de Consulta Prévia, Livre e Informada de Terras Indígenas do Complexo Trombetas, até passar a integrar a equipe em junho de 2020.

[email protected]

Antropóloga com Mestrado (2019) em Antropologia Social pela USP. Em 2012, iniciou pesquisa acadêmica junto aos povos indígenas do Complexo Tumucumaque. No Programa Tumucumaque/Iepé, atua nas atividades ligadas aos Planos de Gestão Territorial e Ambiental das terras indígenas da região, formação de jovens, atividades com as mulheres indígenas, e nas demais agendas deste Programa, do qual é integrante desde 2016.

[email protected]

Antropólogo, com mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como assessor indigenista no Programa Tumucumaque junto à APIW, e nas agendas do Programa em andamento na porção Roraimense do Complexo Trombetas. Integra o PTMC desde 2017.

[email protected]

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha – UFVJ (2012). Atua como assessor indigenista do Programa Tumucumaque desenvolvendo atividades de fortalecimento do Manejo dos Recursos Naturais e relacionadas ao processo da organização e gestão territorial das Terras Indígenas Parque do Tumucumaque e Rio Paru d’Este. Integra este Programa desde julho de 2017.
[email protected]

Mestre em Engenharia Florestal e Ambiental pela UFMT (2009), possui graduação em Saneamento Ambiental pela UNICAMP (2009). Fotógrafo/filmmaker, tem experiência com educomunicação entre povos tradicionais e indígenas. Integra a equipe do Programa Tumucumaque desde fevereiro de 2021, onde atua como Assessor Indigenista, com foco na região do Complexo Tumucumaque.

[email protected]

Bacharel em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2015), com experiência de pesquisa entre os Katxuyana no Oeste do Pará, onde atua como assessora indigenista junto à equipe do Programa Tumucumaque desde fevereiro de 2021. É responsável pela assessoria à AIKATUK, e pelas agendas do Programa na região dos rios Cachorro e Trombetas (porção norte da Terra Indígena Kaxuyana-Tunayana).

[email protected]

Bacharel em Antropologia, pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM (2015). Com experiência de atuação indigenista (2016 a 2020) junto aos povos do Vale do Javari. Atualmente integra a equipe do Programa Tumucumaque, atuando nas agendas em curso na região do rio Mapuera, e assessorando as Associações APIM, APITMA e AMIRMO.

[email protected]

Graduada em Pedagogia (2011). No Programa Tumucumaque atua na organização logística das atividades relacionadas ao Complexo Tumucumaque. Integra o Programa desde 2007.

[email protected]

Formada em Gestão de Recursos Humanos (2012) pela Faculdade de Tecnologia do Amapá (FTA/AP). Executa o apoio logístico necessário para a implementação de todas as atividades do Programa que precisam ser conduzidas a partir de Santarém. Integra o Programa Tumucumaque desde 2010.

[email protected]

Atuou como Assistente Administrativa da Associação dos Povos Indígenas Tiriyó, Kaxuyana e Txikuyana – APITIKATXI no período de 2014 e 2015. Assessorou diretamente a APIWA na execução do projeto Orixiyana, com apoio Embaixada da Noruega em 2019. E desde janeiro de 2020 integra o Programa Tumucumaque, tendo como principal incumbência a assessoria à APIWA e APITIKATXI.

[email protected]

Lúcia é museóloga e antropóloga. É secretária do Iepé, pesquisadora do Museu Paraense Emilio Goeldi e curadora da sua Coleção Etnográfica. Assessora o Programa Tumucumaque.

Antropólogo e professor da Universidade Federal de Minas Gerais.

Graduado em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Possui experiência de trabalho com povos e organizações indígenas da Amazônia brasileira. Atualmente compõe a equipe do Iepé atuando como assessor indigenista no Programa Tumucumaque, com foco na estruturação e fortalecimento das cadeias de produtos da sociobiodiversidade.

Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Realiza pesquisa de Iniciação Científica com bolsa do CNPq na área de antropologia pesquisando o gênero e agenciamento feminino nas Terras Baixas Sul Americanas. Desde 2022 compõe a equipe do Iepé como estagiária, sendo responsável pela organização de dados do Programa Tumucumaque, cadastro e fotografia das peças de artesanato produzido pelas mulheres indígenas, entre outras atividades.

Acadêmica do curso de administração, cursando o 1° semestre da faculdade CEUNI Fametro. É aluna no curso técnico em administração, cursando o 4° módulo no SENAC. Tem experiência na área administrativa e financeira e já prestou serviços para a CTL-FUNAI Nhamundá.

PROGRAMA ZO’É

Doutora em Antropologia Social pela Universidade São Paulo (USP), onde é professora desde 1985. Hoje é professora colaboradora sênior. Coordenou o Centro de Estudos Ameríndios da USP (CEstA) – antigo Núcleo de História Indígena e do Indigenismo (NHII) – onde dirige pesquisas com enfoque nos seguintes temas: tradições orais e cosmologias ameríndias, relações interétnicas e políticas indígenas, patrimônio cultural e etnoconhecimentos. Pesquisadora e assessora dos Wajãpi desde 1977 e primeira coordenadora do Programa Wajãpi, sob gestão do Centro de Trabalho Indigenista de 1992 a 2000. Pesquisa entre os índios Zo’é, norte do Pará. Assessora órgãos públicos e organizações não governamentais em programas voltados ao desenvolvimento sustentável de comunidades indígenas. Autora dos livros Migração, Guerra e Comércio: os Waiãpi na Guiana (FFLCH-USP, 1986), Mairi Revisitada (NHII, 1993), co-autora do livro Povos Indígenas no Amapá e norte do Pará (Iepé, 2003) e organizadora de Redes de relações nas Guianas (Humanitas, 2005) e Patrimônio Cultural Imaterial e Povos Indígenas (Iepé, 2006). Foi curadora da exposição Tempo e espaço na Amazônia: os Wajãpi (Museu do Índio/Funai, 2002).

E-mail: [email protected]

É doutorando em Antropologia pelo PPGAS/USP. Desde 2012 vem atuando como pesquisador junto aos Zo’é. Desde 2016 passou a fazer parte da equipe responsável pela elaboração e a implementação do PGTA da TI Zo’é. Tem experiência em etnologia indígena e interesse nos seguintes temas: ecologias indígenas, modos de saber, formação de pesquisadores indígenas, gênero e povos indígenas, gestão socioambiental, povos indígenas isolados e de recente contato.

Mestre em 2016 e agora doutorando em Antropologia Social pelo PPGAS/USP, bacharel em Ciências Sociais pela FFCH/UFBA em 2013. Durante a sua formação, junto aos Pataxó e aos Pataxó Hã hã hãe, interessou-se pelas relações entre territorialidade e parentesco. Desde o final de sua graduação, tem participado de programas voltados à formação indígena no âmbito da gestão territorial e ambiental. Fluente na língua Zo’é, é assessor do Iepé desde 2016, tendo colaborado com a elaboração do Plano de Gestão Territorial e Ambiental da Terra Indígena Zo’é.

Nascido em Macapá, cursou dois semestres de Psicologia na Faculdade IMMES e hoje graduado em técnico em segurança, Bio segurança alimentar e auxiliar técnico em contabilidade. Antes de entrar no Iepé, trabalhou muitos anos na área de vendas como consórcios, financiamentos e compra rápida.

REDE DE COOPERAÇÃO AMAZÔNICA (RCA)

Antropólogo, com mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Foi fundador e pesquisador do Mari – Grupo de Educação Indígena da USP, de 1988 a 2002, e é pesquisador associado ao Núcleo de História Indígena e do Indigenismo da USP (NHII-USP). Foi assessor do Ministério da Educação para a política nacional de educação indígena (1999-2002), consultor contratado pelo PNUD para assessorar o Ministério da Educação com as ações de educação indígena (2005-2006) e pela Unesco (2007) para assessorar o Conselho Nacional de Educação (CNE). Realizou pesquisa de campo entre os Bororo (MT), Zo’é (PA), Tiriyó e Katxuyana (AP/PA). Foi curador de várias exposições etnográficas e fotográficas sobre os povos indígenas no Brasil, no Brasil e no exterior, entre as quais destacam-se: Índios no Brasil (São Paulo, 1992), Artes Indígenas na Mostra do Redescobrimento (São Paulo e Rio de Janeiro, 2000), Amazônia, Native Traditions (Pequim, 2004), Brésil Indien (Paris, 2005), A arte da transformação: máscaras e rituais indígenas (Brasília, 2006). É autor do livro Coleções e Expedições Vigiadas (1997), dos livros infantis Juntos na Aldeia e Viagem ao Mundo Indígena (1996), e co-organizador das coletâneas A Temática Indígena na Escola (1995), Povos Indígenas e Tolerância (2001) e Formação de Professores Indígenas: repensando trajetórias (2006). É organizador dos catálogos Índios no Brasil (1992), A Carta de Pero Vaz de Caminha (2002), Amazônia, Native Traditions (2004) e Brésil Indien: les arts des amérindiens au Brésil (2005). Sua dissertação de mestrado recebeu o prêmio de melhor dissertação na área de Ciências Sociais em 1996 conferida pela Associação Nacional de Pesquisa em Ciências Social, Anpocs, em 1997. É Cavaleiro da Ordem Nacional do Mérito Educativo, desde 2002, por indicação da Presidência da República.

E-mail: [email protected]

Possui graduação e mestrado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP, 2013). Atuou como docente e assessora pedagógica do Primeiro Magistério Indígena (MAGIND, 2002) e da Formação Intercultural Superior do Professor Indígena do estado de São Paulo (FISPI, 2005/2008), pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)/Secretaria Estadual de Educação (SEDUC-SP). Realizou assessoria para a pesquisa de campo e elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos Professores Guarani Mbya no FISPI e acompanhamento pedagógico nas Escolas Estaduais Indígenas da capital, litoral e Vale do Ribeira, no estado de São Paulo (2008/2009). Consultora-coordenadora da avaliação independente do Plano Nacional de Educação (PNE) – capítulo Educação Indígena – nos estados de São Paulo e Paraná, realizada pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI)/ Universidade Federal de Roraima (UFRR, 2009/2010). Coordenou o Projeto Vocacional Aldeias na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, onde articulou, junto às lideranças indígenas, a criação do Programa Aldeias (2013), voltado ao fortalecimento cultural e político das Terras Indígenas Guarani localizadas na capital de São Paulo. Membro da Comissão de seleção do Prêmio PROAC Cultura Indígena da Secretaria Estadual de Cultura do estado de São Paulo (2012/2013). Desde 2015 é assessora da Secretaria Executiva da Rede de Cooperação Amazônica (RCA), onde tem se dedicado à pauta, nacional e internacional, de Clima e mulheres indígenas.

[email protected]

REDES DAS QUAIS FAZEMOS PARTE

ECOSOC: Entidade consultiva especial no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas

UNFCCC: Organização Observadora da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima 

Alianza Noramazônica

Associação Brasileira de ONGs (ABONG)

Coletivo Antigarimpo Ilegal

Coletivo RPU Brasil

Mobilização Nacional Indígena (MNI)

Observatório da Economia da Sociobiodiversidade (ÓSocioBio)

Observatório de Protocolos Comunitários de Consulta e Consentimento Livre, Prévio e Informado

Observatório do Clima

Rede de Cooperação Amazônica (RCA)

Rede de Mosaicos da Áreas Protegidas (REMAP)

Rede Multissetorial Diálogos Pró-Açaí

Zero Mercury Working Group

PARCEIROS

ORGANIZAÇÕES INDÍGENAS