POVO GALIBI KALI’NA

Os Galibi Kali’na são provenientes da região do rio Maná, no litoral da Guiana Francesa, tendo migrado para o Brasil por volta de 1950. Na Guiana Francesa, definiam-se como Kali´na ou Galibi, e no Brasil, à medida em que se estabeleceram no baixo rio Oiapoque, tornaram-se conhecidos como “Galibi do Oiapoque”.

Vivem até hoje na aldeia São José dos Galibi, onde se instalaram a partir de 1950, quando chegaram à região. Essa aldeia localiza-se na margem direita do rio Oiapoque, logo abaixo da cidade de Saint Georges, em um trecho de terra firme cercado por suas roças e pela mata circundante.

Em 1950, ali chegaram dois núcleos familiares compostos por 38 pessoas lideradas por Geraldo Lod. De lá para cá manteve-se um núcleo de, em média, 25 a 30 pessoas no local, ao mesmo tempo em que muitos filhos dessas famílias cresceram e foram residir fora da aldeia, nas cidades de Oiapoque, Macapá, Belém e Brasília, sem, no entanto, deixarem de visitar, com maior ou menor frequência, seus parentes em São José dos Galibi. Esta aldeia conta com um Posto Indígena da Funai, o PI Galibi, e com uma escola.