Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the instagram-feed domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/institutoiepe.org.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/institutoiepe.org.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Experiência do Mosaico do Amapá é apresentada em ciclo de debates sobre a PNGATI - Iepé
Experiência do Mosaico do Amapá é apresentada em ciclo de debates sobre a PNGATI

data

No último dia 05 de junho de 2013, no auditório da Fundação Darcy Ribeiro, no campus da Universidade de Brasília, o Coordenador Executivo do Iepé, Luis Donisete Benzi Grupioni, apresentou a experiência de articulação e proposição do Mosaico de Áreas Protegidas do Oeste do Amapá e Norte do Pará, no ciclo de debates “PNGATI – O compromisso da implementação”, promovido pela Fundação Nacional do Índio, evento que marcou um ano da assinatura do Decreto Presidencial que instituiu a Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial em Terras Indígenas.

Semana do Meio Ambiente ~ PNGATI © Mário Vilela » FUNAI (13)
Foto: Mário Vilela/FUNAI

O ciclo de debates, realizado na semana em que se celebra o Dia Internacional do Meio Ambiente, teve como objetivo apresentar ações e experiências desenvolvidas por comunidades indígenas, órgãos governamentais e organizações da sociedade civil que contribuem para a gestão ambiental e territorial das terras indígenas no Brasil.

Reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente em janeiro deste ano, o Mosaico de Áreas Protegidas do Oeste do Amapá e Norte do Pará é o primeiro mosaico a integrar formalmente terras indígenas. Em sua apresentação, o Coordenador do Iepé salientou que mosaicos podem ser uma ferramenta importante de gestão territorial, tal como previsto na Lei do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação), ao propor a gestão compartilhada e participativa de áreas protegidas próximas ou sobrepostas, compatibilizando biodiversidade, sociodiversidade e desenvolvimento sustentável.

Semana do Meio Ambiente ~ PNGATI © Mário Vilela » FUNAI (155)
Foto: Mário Vilela/FUNAI

Mosaicos de Áreas Protegidas permitem articulação colaborativa de gestores governamentais e representantes comunitários em ações integradas, permitindo que se abordem as áreas protegidas não com unidades isoladas, mas como parte de um todo, rompendo a tendência da fragmentação e setorização das políticas públicas num contexto de atuação regional”, afirmou.

Entre 2007 e 2012, o Iepé, com desenvolveu um projeto com apoio do Fundo Nacional do Meio Ambiente, promovendo a articulação comunitária e interinstitucional de unidades de conservação (federais, estaduais e municipais), de terras indígenas, de representantes governamentais, índios, castanheiros e pequenos agricultores, do Amapá e norte do Pará, com vistas a constituição do Conselho Consultivo Piloto do Mosaico, elaboração de um Plano de Desenvolvimento Territorial com Base Conservacionista – DTBC, e buscando o reconhecimento formal do Mosaico junto ao MMA.

Garantir estrutura e recursos financeiros para as ações propostas no âmbito do Mosaico é um desafio para o Mosaico do Amapá e também para os mosaicos demais mosaicos criados em outras regiões do Brasil”, afirmou Luis Grupioni, ao finalizar sua apresentação no seminário da PNGATI, que ainda contou com a apresentação de duas iniciativas de povos indígenas da região do Amapá, na elaboração e implementação de Planos de Gestão Territorial: dos Wajãpi e dos povos do Oiapoque.

Mais
notícias