Mulheres Tiriyó e Kaxuyana participam da Semana do Museu Vivo, no Museu Sacaca

data

No dia 25 de abril de 2014, dando continuidade as atividades da Semana do Abril Indígena, as artesãs Diakui Tiriyo, Adriane Kaxuyana, Mitore Kaxuyana, Jaliane Tiriyo, Apolônia Tiriyo e Glaucia Tiriyo, realizaram no Museu Sacaca, durante a Semana do Museu Vivo, uma exposição e comercialização de peças confeccionadas com miçangas e uma roda de conversa com alunos da rede pública de ensino. As artesãs tiveram a oportunidade de apresentar aos presentes o processo de confecção de suas peças (colares, cintos, bolsas, pulseiras e Tangas), como também falar sobre o significado das pinturas corporais.

DSCN8304
As mulheres Tiriyó e Kaxuyana do Parque Indígena do Tumucumaque vêm recebendo apoio do Iepé para organizarem sua produção artesanal com sementes e miçangas, por meio de projetos de valorização cultural apoiados pelo Iphan/MInC, Museu do Índio/Funai, Caixa Econômica Federal e Embaixada da Noruega no Brasil.
Na roda de conversa, Mitore Kaxuyana explicou sobre a importância de estar participando dessa conversa e também de poder contar um pouco da história do seu povo. Em seguida foram respondidas varias perguntas feitas pelos alunos das Escolas Aracy Nascimento e Jardim Felicidade (onde nasceram, porque andam nus, como os índios constroem suas casas, o que comem, como chegaram a cidade, porque usam pinturas no corpo, etc.). Uma inquietação das crianças dizia respeito ao formato dos bancos, representando animais. Mitore explicou que “os índios mais velhos buscam sua inspiração nos animais da floresta, assim também é feito com a pintura corpora. Quando estamos alegres, em festas ou em comemorações importantes, estar com o corpo pintado é sinal de felicidade e saúde”. Ao final da conversa as crianças agradeceram o encontro com as mulheres indígenas.
Mitore Kaxuyana encerrou a atividade agradecendo ao Museu Sacaca: “É muito bom poder está aqui e falar um pouco do meu povo e também aprender um pouco mais da cultura de vocês. Eu agradeço pelo convite do Museu Sacaca por nos dar essa oportunidade de estar aqui com vocês, muito obrigado”.

Mais
notícias