Fórum da Juventude na Perimetral Norte

data

O Iepé, em parceria com o Instituto Chico Mendes e o Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Amapá, realizou, nos dias 28 e 29 de outubro de 2014, o Fórum da Juventude na Perimetral Norte, na comunidade de Água Fria, no município de Pedra Branca do Amapari (Amapá). O evento contou com a participação de jovens das Comunidades da Perimetral Norte, Serra do Navio e Pedra Branca do Amapari, além dos conselheiros do Mosaico do Amapá e norte do Pará, Sr. Pedro Amaral  e Sr. Carlos Nascimento, Érico Emed (Flona), Cassandra Oliveira (ICMBio-PNMT) e Edilzamar Serrano (Iepé).

DSC01336

O fórum da Juventude teve como objetivo contribuir para mobilizar e estimular o engajamento dos jovens da Região da Perimetral Norte nos processos de gestão do território, abrir espaços e facilitar a participação efetiva dos jovens na construção da agenda socioambiental de sua comunidade.

Durante dois dias, a equipe organizadora contou com o Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Amapá, que por meio de dinâmicas lúdicas trabalhou o tema: “Conhecendo o Mosaico e suas Vozes” e “Construindo conceitos sobre Mosaico de Áreas Protegidas da Amazônia Oriental. O segundo momento do Fórum se deu por meio do “Intercâmbio de Conselheiros do Mosaico e os jovens da Perimetral Norte”: na oportunidade, os jovens escutaram lideranças e conselheiros do Mosaico de Áreas Protegidas do Amapá e norte do Pará falarem sobre a trajetória do Mosaico e da importância da participação de jovens nas agendas socioambientais da região. Por fim, os jovens realizaram um júri simulado tratando do tema “Sou jovem, sou protagonista”. Dessa discussão, quatro jovens foram indicados para participarem das reuniões do Mosaico e de outras agendas socioambientais da comunidade. Foi elaborada uma carta intitulada “Carta de Responsabilidades”, onde os jovens registram seu comprometimento, interesse e participação efetiva nas questões socioambientais da sua região.

Mais
notícias