IV Feira dos Produtos Indígenas comercializa cerca de uma tonelada de produtos da agricultura familiar no Oiapoque

data

A Feira tem se mostrado uma excelente oportunidade de divulgar a produção dos alimentos tradicionais sustentáveis dos povos indígenas do Oiapoque, valorizando a diversidade alimentar da região

Nos dias 05 e 06 de julho foi realizada a 4ª edição da Feira de Produtos Indígenas do Oiapoque. Cerca de 15 produtores indígenas, sendo a maioria deles da região da BR 156 (Terra Indígena Uaçá), comercializaram uma tonelada de alimentos advindos da agricultura familiar. Além da farinha de mandioca, tucupi, tapioca e goma, foram vendidas frutas regionais como banana e laranja.  Também foram vendidos óleos vegetais (coco e andiroba) e artefatos indígenas, com destaque aos cestos Palikur-Arukwayene feitos de arumã.

Valorização da diversidade alimentar e do sistema agrícola tradicional dos povos indígenas

A feira de produtos indígenas tem sido planejada para acontecer uma vez por mês, aos finais de semana, e tem se mostrado uma excelente oportunidade de divulgar a produção dos alimentos tradicionais sustentáveis dos povos indígenas do Oiapoque, valorizando a diversidade alimentar da região. A feira também promove a integração e a troca de conhecimentos entre os indígenas e não indígenas.

Além de destacar o potencial da agricultura familiar indígena no município do Oiapoque, a feira tem permitido a comercialização de alimentos saudáveis e oriundos de técnicas tradicionais de produção que respeitam o meio ambiente.  Ressalta-se também que esta iniciativa tem incentivado os produtores indígenas e, pela quarta vez consecutiva, eles avaliaram positivamente suas participações.

Esta atividade conta com o apoio de uma  rede de articulação interinstitucional, envolvendo organizações governamentais (FUNAI, RURAP, ATER Indígena e Prefeitura Municipal de Oiapoque), não-governamentais (Iepé e TNC), e indígenas (CCPIO e Museu Kuahi).

Mais
notícias