Nota de pesar: Oiapoque perde o Senhor Fernando Forte Karipuna, vítima da COVID-19

data

Um dos grandes privilégios de trabalhar no Iepé é a oportunidade de conhecer grandes lideranças como Seu Fernando, referência Karipuna que sempre lutou por uma saúde de qualidade para os Povos Indígenas do Oiapoque. Técnico de enfermagem e Chefe da CASAI Oiapoque, Seu Fernando buscava superar as limitações estruturais, sempre estava presente nele a preocupação de resolver as coisas, de não deixar os parentes indígenas à deriva na cidade. Assim fomos construindo uma parceria.

Fazia questão de participar das assembleias, mesmo já apresentando sinais de que a sua saúde não estava boa, quando falava era certeiro nas suas palavras, uma verdadeira liderança, sempre respeitado pelos parentes, honrando o cargo que ocupava.

É mais um amigo que parte, vítima da COVID-19 no município de Oiapoque. Com pesar, o Iepé deseja consolo para toda a família. Sua partida deixa um enorme vazio em todos, especialmente para a aldeia Espírito Santo.

O grande legado que o seu Fernando deixa é a sua força, a sua capacidade de liderar, é a força de vontade que ele tinha de fazer a mudança, conquistar direitos e sei que se cada um tiver um pouquinho dessa força a existência do seu Fernando, assim como de outras grandes lideranças indígenas do Oiapoque que já se foram, vai valer a pena e não será à toa as suas lutas.

Gina Marcela da Silva Feitosa

Mais
notícias