CASAI Oiapoque é reformada pela parceria entre DSEI, Iepé e CCPIO

data

Casa de Saúde do Índio ganha melhoria estrutural e técnica para acolhimento de pacientes e acompanhantes no município de Oiapoque/AP

No dia 15 de outubro de 2020 houve uma solenidade de reinauguração da Casa de Saúde do Índio (CASAI Oiapoque) após a conclusão da reforma estrutural e técnica. A reforma contemplou uma melhoria geral na infraestrutura do prédio, nas enfermarias que recebem os pacientes e nas salas de atendimento de saúde. Foram realizados reparos elétricos, hidráulicos e a pintura do local. Também foram adquiridos leitos, colchões, equipamentos básicos e de saúde para atendimento com oxigenoterapia, especialmente para os pacientes positivos para COVID-19.

O evento contou com a presença do DSEI Amapá e Norte do Pará, do Secretário Municipal de Saúde do Oiapoque, da FUNAI, do Iepé e das lideranças e organizações indígenas da região. Os representantes presentes retomaram o histórico dos gestores indígenas que estiveram como Chefes da CASAI Oiapoque, especialmente da importante liderança do Sr. Fernando Forte, que faleceu este ano, por decorrência da COVID-19. Em sua homenagem, a CASAI reformada ganhou seu nome: CASAI Cacique Fernando Forte.

As lideranças indígenas destacaram a importância deste espaço de acolhimento dos pacientes e acompanhantes indígenas na cidade e a satisfação em encontrá-lo com uma infraestrutura adequada para recebê-los. Por fim, foi destacada a relevância das parcerias interinstitucionais para alcançar resultados efetivos na melhoria da atenção à saúde indígena.

A reforma da CASAI Oiapoque é uma ação que integra o Plano Emergencial do Iepé de enfrentamento à COVID- 19 na região do Amapá e norte do Pará, que vem sendo implementado em parceria com o DSEI Amapá e Norte do Pará, CR Macapá da Funai, CCPIO, organizações indígenas da região, Expedicionários da Saúde, com apoio da Embaixada da França, Embaixada da Noruega e Rainforest Foundation Norway.

Mais
notícias