Texto: Iepé | 28 de janeiro de 2022
O Iepé – Instituto de Pesquisa e Formação Indígena é uma entidade da sociedade civil sem fins lucrativos, criada em 2002. Tem como missão contribuir para o fortalecimento cultural, político e para o desenvolvimento sustentável das comunidades indígenas em território brasileiro localizadas no Planalto das Guianas. O Iepé proporciona assessoria especializada e capacitação técnica diversificada, entre as quais estão gestão de projetos, valorização e gestão de patrimônios culturais, fortalecimento político, associativismo e gestão territorial e ambiental. Sua atuação é pautada pelas demandas indígenas de formação e de capacitação, visando o fortalecimento de suas formas de gestão comunitária e coletiva. Além disso, o Iepé se dedica a monitorar as políticas públicas indigenistas e ambientais que incidem sobre estas comunidades, agindo no sentido de influenciá-las positivamente para que os direitos destas populações enquanto povos diferenciados sejam respeitados.
O Iepé conta com uma equipe multidisciplinar, estruturada em programas e linhas de atuação, mantendo quatro escritórios: em Macapá, Santarém, Oiapoque e São Paulo. Nosso organograma de trabalho inclui a diretoria, coordenação executiva, setor administrativo-financeiro e programas locais (Wajãpi, Tumucumaque, Oiapoque e Zoé). O cotidiano da instituição se divide em atividades institucionais, administrativas e em campo, nas aldeias.
O trabalho do Iepé junto aos povos indígenas do Oiapoque teve início de forma mais sistemática a partir de 2008, por meio de atividades de formação de pesquisadores, promoção e valorização das formas de expressão e dos conhecimentos tradicionais e, posteriormente, gestão territorial e ambiental e fortalecimento das instâncias de representação política. A atuação do programa Oiapoque se ancora em uma ampla rede de parceiros institucionais, entre organizações indígenas, OSCs e órgãos governamentais
Como resultados destas ações conjuntas destacam-se a realização de um Plano de Vida,fruto de um processo de discussão sobre as estratégias a adotar a fim de garantir qualidade de vida no presente e para o futuro, e que, desde sua elaboração, orienta os projetos e atividades atualmente em curso. Este Plano de Vida originou também o Programa de Gestão Territorial e Ambiental das Terras Indígenas de Oiapoque (PGTA), construído em 2010, e atualmente em consolidação por meio de projetos de manejo e uso sustentável dos recursos naturais, controle territorial e formação para a gestão ambiental.
Além disso, o Protocolo de Consulta dos Povos Indígenas do Oiapoque, publicado em 2019, consolida e explicita o processo de tomada de decisão interna e as regras para que seja realizado um diálogo respeitoso e uma consulta adequada com relação a qualquer medida que possa lhes afetar.
O Programa Oiapoque conta com os seguintes eixos/linhas de trabalho:
- Gestão socioambiental das Terras Indígenas do Oiapoque
- Atividades produtivas sustentáveis, soberania e segurança alimentar
- Fortalecimento das organizações indígenas
- Fortalecimento das práticas culturais e do patrimônio material e imaterial dos
povos indígenas do Oiapoque - Articulação regional e interinstitucional
Mais informações sobre o Iepé e o trabalho desenvolvido pela instituição podem ser obtidas em nosso site: www.institutoiepe.org.br
Este Termo de Referência visa à contratação de um/a estagiário/a para executar atividades relacionadas aos projetos em andamento no âmbito do Programa Oiapoque.
Local e forma de trabalho: O local de trabalho será no escritório do Iepé localizado na cidade de Oiapoque/AP, com idas frequentes a campo, nas aldeias das Terras Indígenas Uaçá, Galibi e Juminã.
Requisitos:
• Ensino médio completo, matrícula em instituição de ensino superior ou técnico;
Interessados/as devem enviar:
1) Curriculum Vitae;
2) Carta de apresentação;
3) Contatos de pelo menos um profissional que possa fornecer referências sobre o/a candidato/a.
A documentação solicitada deverá ser enviada para o e-mail [email protected] indicando no assunto da mensagem VAGA ESTÁGIO – Programa Oiapoque ou entregue no escritório do Iepé em Oiapoque (Rua Lelio Silva, 91, Centro) até 15/02/2022.