O Iepé – Instituto de Pesquisa e Formação Indígena é uma entidade da sociedade civil sem fins lucrativos, criada em 2002. Sua missão é contribuir para o fortalecimento cultural e político e para o desenvolvimento sustentável das comunidades indígenas que vivem no Amapá e norte do Pará. Proporcionando assessoria especializada e capacitação técnica diversificada, o Iepé apoia a gestão de projetos, valorização e gestão de patrimônios culturais, educação escolar diferenciada, educação em saúde, fortalecimento político e gestão territorial e ambiental. Sua atuação é pautada pelas demandas indígenas de formação e de capacitação, visando o fortalecimento de suas formas de gestão comunitária e coletiva. Além disso, o Iepé se dedica a monitorar as políticas públicas indigenistas e ambientais que incidem sobre estas comunidades, agindo no sentido de influenciá-las positivamente para que os direitos destas populações enquanto povos diferenciados sejam respeitados.
O Iepé conta com uma equipe multidisciplinar, estruturada em programas e linhas de atuação, mantendo quatro escritórios: Macapá, Oiapoque, Santarém e São Paulo. Nosso organograma de trabalho inclui a diretoria, coordenação executiva, setor administrativo-financeiro e programas locais: Wajãpi, Tumucumaque, Oiapoque e Zo´é). O cotidiano da instituição se divide em atividades institucionais, administrativas e em campo, nas aldeias. Maiores informações sobre o Iepé e o trabalho desenvolvido pela instituição podem ser obtidas em nosso site: www.institutoiepe.org.br.
Informações sobre a vaga
O(a) estagiário(a) irá contribuir com atividades de apoio às comunidades indígenas, extrativistas e
ribeirinhas apoiadas pelo Iepé através do Programa Gestão da Informação, em demandas
administrativas e de campo, em especial nas temáticas contaminação de mercúrio, cadeias produtivas,
conselhos com representações comunitárias e articulação com órgãos governamentais.
Requisitos necessários
Estar matriculado e frequentando pelo menos o 3º semestre de curso superior em instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.
O curso superior pode ser em qualquer área, mas na seleção haverá preferência pelas seguintes áreas
ou áreas afins: Ciências Ambientais, Biologia, Geografia, Engenharia Ambiental, Gestão Ambiental,
Ciências Sociais, Engenharia Florestal, Administração, Gestão Pública, Comunicação, Jornalismo e
Pedagogia.
Desejável
- Português, com boas noções de redação, argumentação e interpretação de texto;
- Noções básicas de Unidades de Conservação, gestão e política ambiental, povos e
comunidades tradicionais do Amapá; - Informática básica: manuseio de computador, impressora e acessórios, arquivos, programas
como Word, Power Point, Excel, etc; - Ótima comunicação e relação interpessoal, habilidade de trabalhar em equipe e ser proativo
e prestativo, habilidade em reconhecer e corrigir eventuais falhas. - Espera-se que o estagiário seja proativo, podendo propor atividades extras, principalmente a
melhoria na qualidade dos serviços prestados. - Boa disponibilidade em aprender e pesquisar novos conhecimentos e em exercitar novas
habilidades, nas áreas ambientais, administrativa, comunicação e informática; - Boa disponibilidade em executar tarefas administrativas em variados níveis de complexidade.
- Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos no ato da assinatura do TCE.
- Não estar prestando estágio em outra instituição.
Sobre a vaga
- Valor da bolsa-estágio: R$ 1.000,00/mês
- Benefícios: Vale transporte, seguro de vida e vale alimentação.
- Notebook da instituição
Candidaturas
Envie currículo e breve carta de apresentação até o dia 16 de setembro para o e-mail: [email protected] indicando no assunto da mensagem Estágio comunidades.