Biocosméticos de extrativistas do rio Araguari são certificados com o Selo Amapá

data

O selo Amapá, que reconheceu os produtos da Associação de Mulheres Extrativistas Sementes do Araguari, valoriza o consumo de produtos de origem local para o fortalecimento da economia amapaense

Texto: Maria Silveira

Todos os produtos da associação são agora certificados pelo Selo Amapá. Foto: Maria Silveira /Instituto Iepé

A Associação de Mulheres Extrativistas Sementes do Araguari recebeu o Selo Amapá – Produto do Meio do Mundo, que valoriza o consumo de produtos de origem local para o fortalecimento da economia amapaense.

O processo de certificação se iniciou em agosto deste ano, quando as extrativistas sentiram a necessidade de uma validação dos produtos para participar de feiras dentro do estado. O selo é concedido pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá – Agência Amapá após uma verificação da documentação e produção da associação.

Para Érica Mota, extrativista e associada, o selo representa uma expansão da marca. “O selo vai abrir novas oportunidades e expandir nosso mercado. Essa conquista é uma vitória e estamos muito felizes”, pontua Érica.

Produção do sabonete esfoliante artesanal de breu branco. Foto: Maria Silveira / Instituto Iepé.

Todos os produtos da associação foram contemplados pelo selo, que tem validade de dois anos. Agora eles podem ser comercializados em supermercados, mini-boxes e atacados, como no projeto “Vitrine Selo Amapá”, uma parceria da Fecomércio, Amaps e Sebrae. O selo também serve para exportação, tanto para outros estados quanto para as Guianas, através de parcerias do Governo do Amapá.

Segundo Renata Ferreira, assessora do Programa de Gestão da Informação do Instituto Iepé, a parceria com a associação está trazendo novas oportunidades para as mulheres. “O Iepé trabalha em conjunto com as extrativistas e essa parceria está rendendo frutos positivos para a associação. A conquista do selo é muito importante para o crescimento delas”, explica Renata.

A solenidade de certificação do Selo Amapá irá acontecer em Macapá, no dia 10 de novembro, com participação de outras associações e produtores do estado.

Érica Mota (à esquerda), uma das representantes das Sementes do Araguari, durante a feira de inovação e tecnologia do Sebrae. Foto: Maria Silveira / Instituto Iepé

Mais
notícias