Oficina com jovens comunicadores indígenas discute criação para redes sociais

data

O 3º módulo do curso reuniu jovens dos quatro povos indígenas de Oiapoque com o objetivo de fortalecer a comunicação das associações e organizações indígenas

Texto: Maria Silveira

Ronaldo Ioiô e Aliberto Benjamin apresentando seus conteúdos sobre mudanças climáticas. (Foto: Luene Karipuna)

Entre os dias 11 e 13 de novembro, ocorreu a terceira fase de formação dos Comunicadores Indígenas do Oiapoque. O encontro, que aconteceu na aldeia Manga, na Terra Indígena Uaçá, reuniu jovens dos povos Galibi Marworno, Galibi Kali’nã. Karipuna e Palikur.

Durante a formação, os comunicadores aprenderam conceitos básicos sobre jornalismo, criação de conteúdo para as redes sociais e comunicação colaborativa. Assim, os jovens poderão apoiar a comunicação e demarcar a presença das associações e organizações indígenas nas redes sociais.

Para Luene Karipuna, comunicadora da Articulação de Povos e Organizações Indígenas do Amapá e Norte do Pará (Apoianp), existe a necessidade dos jovens se envolverem nas redes sociais das organizações. “A cada dia as organizações estão crescendo e participando de muitas atividades que precisam de apoio e divulgação. Assim marcamos nossa presença na rede e conseguimos alcançar mais pessoas”, aponta a comunicadora.

Para exercitar a produção de conteúdo para o Instagram, o Facebook e WhatsApp, os comunicadores criaram conteúdos em diferentes formatos que estão sendo compartilhados na página dos “Comunicadores indígenas de Oiapoque”. Acompanhe: @comunicadoresindigenas_oiapok

Rede de comunicadores

Durante o módulo, os 19 jovens que participam do grupo, agora se reconhecem como a “Rede de comunicadores Indígenas do Oiapoque”. Uma das produções já criadas por eles é o podcast Mauhi Maiuka que alerta sobre a desinformação nas Terras Indígenas de Oiapoque.

Ouça!

Mais
notícias