Povos indígenas navegam com a primeira canoa solar nos rios do Tumucumaque

data

Fruto de um intercâmbio com a Kara Solar e representantes do povo Achuar, do Equador, a canoa solar já circula em trecho do Rio Paru d’Este, na TI Parque do Tumucumaque desde maio, levando aos indígenas autonomia e mobilidade em tarefas como caça, pesca e manejo das roças

Texto: Iepé

Uma iniciativa intitulada Kara Solar teve início em 2017 junto aos povos Achuar, na Amazônia Equatoriana, possibilitando a gradual substituição do uso de combustíveis fósseis pelo uso da energia solar a partir da instalação de painéis fotovoltaicos na parte superior das canoas usadas pelas famílias Achuar para diversos deslocamentos nos rios caudalosos do seu território.

Kara significa sonho na língua Achuar, povo originário da Amazônia Equatoriana. (Foto Nacip Mahmud/ Iepé)

Este mesmo sonho começou a ser sonhado pelos povos do Tumucumaque em meio à pandemia de Covid-19, em 2020, quando, em um evento on-line promovido pela Fundação Nia Tero, representantes indígenas das regiões Oeste e Leste do Tumucumaque assistiram à apresentação de Nantu Canelos sobre a iniciativa da Kara Solar no território Achuar.

Sobre os telhados das casas na aldeia Bona foram instalados painéis solares que alimentam as baterias estacionárias que são a fonte de energia para a Kanawa xixi (Foto Nacip Mahmud/Iepé)

Para quem depende do transporte aéreo para ter acesso a praticamente tudo que vem de fora, porque vive num território de dificílimo acesso, sem estradas e com rios extremamente encachoeirados, que nascem na fronteira do Brasil com o Suriname e deságuam no Amazonas, imagine não mais depender de combustíveis fósseis para o ir e vir cotidiano entre as aldeias, pelos rios que atravessam o seu território?!

Do projeto piloto à primeira canoa solar

Em uma parceria entre a Associação dos Povos Indígenas Tiriyó Katxuyana e Txikiyana (APITIKATXI), a Associação dos Povos Indígenas Wayana e Apalai (APIWA) e o Iepé, com apoio da Nia Tero, em 2021 foi elaborado um projeto piloto de implantação de canoas solares no Tumucumaque. 

O projeto teve início no ano seguinte, 2022, ao longo do qual inúmeras reuniões de planejamento, formações técnicas online, aquisição dos equipamentos e seleção das comunidades indígenas foram realizadas. 

Finalmente em 2023 chegou-se à fase de capacitação e implementação do experimento, com a participação dos integrantes das associações APIWA e APITIKATXI, e dos povos indígenas Wayana, Apalai e Tiriyó da região leste do Parque do Tumucumaque.

A aldeia Bona recebeu a primeira canoa na segunda quinzena de maio, ocasião em que Nantu Canelos, integrantes da Kara Solar e do Iepé realizaram a primeira oficina presencial de capacitação. Os moradores e moradoras dessa aldeia e aldeias vizinhas aprenderam a construir as canoas, manusear os equipamentos e realizar manutenções quando necessário.

Também foram repassados orientações técnicas referentes à bateria estacionária que será usada nas canoas (Foto Ana Vizcarra/ Kara Solar)

“No total, 20 pessoas da aldeia Bona e arredores, sendo oito mulheres, estão aprendendo e fazendo instalações de placas, entendendo sobre o funcionamento das baterias e de todo o sistema fotovoltaico que faz a canoa solar funcionar”, explicou Nacip Mahmud, assessor indigenista do Iepé. Penehto Apalai é uma das oito mulheres que está participando do projeto. “A gente veio aqui aprender um pouco sobre a Kanawa xixi (canoa solar), principalmente nós mulheres. Nós vimos como preparar a bateria, o painel, o barco. Eu estou gostando muito”, assim ela compreende a importância do projeto.

Cada etapa desenvolvida foi pensada na autonomia dos povos quanto a manutenção dos equipamentos (Foto Ana Vizcarra/ Kara Solar)

Outra experiência compartilhada durante a capacitação é o uso da fibra de vidro para a construção de embarcações e caixas herméticas, que terão a função de proteger os componentes internos que não podem ter contato com a água. 

“Estamos trabalhando as experiências vividas em distintos rios, aqui neste território estamos falando sobre as conexões do sistema elétrico dos motores aos participantes, principalmente aos jovens, que são sempre ativos e estão aqui aprendendo”, disse Nantu Canelos, liderança do povo Achuar, que atua como facilitador nas capacitações.

Futuro do projeto da Kanawa Solar no Tumucumaque e agradecimentos

Uma próxima etapa do projeto Kanawa Solar será desenvolvida junto aos povos Tiriyó, Katxuyana e Tikiyana, que vivem no Tumucumaque Oeste, organizados junto à APITIKATXI.

A construção da Canoa Solar contou com a participação de lideranças, mulheres e jovens da APIWA e APITIKATXI (Foto Ana Vizcarra/ Kara Solar)

A equipes a APIWA, APITIKATXI e Iepé agradecem à Nia Tero (em especial ao seu Diretor de Inovação e Infraestrutura, Marc Ballandras), à Kara Solar (em especial ao Nantu Canelos, Oliver Utne, Josue David, Ana Vizcarra, Jacinto Mera e Giles Bowman) e à Easywatt (Rafael Carneiro e Jean Martin) pela dedicação e persistência em transformar este sonho em realidade também no Tumucumaque.

Mais
notícias