Texto: Iepé
O Iepé – Instituto de Pesquisa e Formação Indígena é uma entidade da sociedade civil sem fins lucrativos, criada em 2002. Tem como missão contribuir para o fortalecimento cultural, político e para o desenvolvimento sustentável das comunidades indígenas em território brasileiro localizadas no Planalto das Guianas. O Iepé proporciona assessoria especializada e capacitação técnica diversificada, entre as quais estão gestão de projetos, valorização e gestão de patrimônios culturais, fortalecimento político, associativismo e gestão territorial e ambiental. Sua atuação é pautada pelas demandas indígenas de formação e de capacitação, visando o fortalecimento de suas formas de gestão comunitária e coletiva. Além disso, o Iepé se dedica a monitorar as políticas públicas indigenistas e ambientais que incidem sobre estas comunidades, agindo no sentido de influenciá-las positivamente para que os direitos destas populações enquanto povos diferenciados sejam respeitados.
O Iepé conta com uma equipe multidisciplinar, estruturada em programas e linhas de atuação, mantendo quatro escritórios: em Macapá, Santarém, Oiapoque e São Paulo. Nosso organograma de trabalho inclui a diretoria, coordenação executiva, setor administrativo-financeiro e programas locais (Wajãpi, Tumucumaque, Oiapoque, Zoé e Gestão da Informação). O cotidiano da instituição se divide em atividades institucionais, administrativas e em campo, nas aldeias.
O Programa Tumucumaque- Wayamu apoia os povos e organizações indígenas das 5 Terras
Indígenas (TIs) reconhecidas pelo Estado brasileiro: Parque Tumucumaque e Rio Paru D’Este, no norte
do Pará, região referida como “Tumucumaque”; e as TIs Trombetas-Mapuera, Nhamundá-Mapuera e
Kaxuyana-Tunayana, localizadas entre o noroeste do Pará, o norte do Amazonas e o sudeste de
Roraima, região referida como “Território Wayamu”, que inclui ainda uma área no baixo curso do rio
Jatapu cujo reconhecimento como Terra Indígena é reivindicado ao Estado. Nos últimos anos, o Iepé
vem apoiando as comunidades e organizações indígenas do Território Wayamu na elaboração e na
implementação do seu Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA), envolvendo também a
assessoria e capacitação para das diretorias das organizações indígenas. A implementação do Plano
de Gestão Territorial e Ambiental do Território Wayamu é uma pauta do trabalho de assessoria do
Programa Tumucumaque nos próximos anos.
Maiores informações sobre o Iepé e o trabalho desenvolvido pela instituição podem ser obtidas em nosso site: www.institutoiepe.org.br.
Informações da Vaga:
- Auxiliar de Logística – Boa Vista/RR
- Auxiliar Logística – Santarém/PA
- Auxiliar Logística – Oriximiná/PA
Objetivo:
Prestar assistência à coordenação, assessores e equipe administrativa-financeira do Programa Tumucumaque, nas rotinas de compras e processos logísticos envolvidos no planejamento e na execução de projetos e atividades do Iepé e das organizações indígenas, comunidades e lideranças indígenas parceiras do Iepé;
Informações da Vaga:
- Auxiliar Administrativo – Oriximiná/PA
Objetivo:
Prestar assistência à coordenação, assessores e equipe administrativa-financeira do Programa Tumucumaque, nas rotinas de compras e processos administrativos envolvidos no planejamento e na execução de projetos e atividades do Iepé e das organizações indígenas, comunidades e lideranças indígenas parceiras do Iepé.
Benefícios:
- Plano de Saúde com cobertura nacional, seguro de vida e vale alimentação.
Processo seletivo os interessados devem enviar:
• Curriculum para o e-mail: [email protected] até as 23h59 do dia 08/10/2023;
• Assunto: Vaga Nº XX – Cargo (indicar para qual das vagas está submetendo a candidatura);
• A seleção será realizada por meio de análise de currículos e entrevista por videochamada (Google Meet) a ser agendada.