Indígenas do Oiapoque participam de oficina técnica sobre energia solar

data

Curso oferece capacitação para 50 representantes indígenas sobre manutenção dos sistemas fotovoltaicos

Texto: Iepé

Foto: Jean Baptiste Henri

A energia solar está cada vez mais presente nas Terras Indígenas do Oiapoque-AP. Como, em geral, essas são regiões de difícil acesso, é preciso que os próprios indígenas tenham o conhecimento prático e teórico para realizar a manutenção dos equipamentos. Por isso, o curso de capacitação em manutenção de sistemas fotovoltaicos é uma questão de autonomia. 

O curso, que conta com 50 participantes dos povos Karipuna, Palikur, Galibi Marworno e Galibi Kali’na, acontece entre os dias 7 e 9 de novembro no Centro de Formação dos Povos Indígenas do Oiapoque, na Terra Indígena Uaçá. 

A oficina conta com três professores da empresa parceira Easywatt, além de quatro monitores indígenas que possuem experiência nessa área por já terem implementado sistemas nas aldeias. 

Foto: Estefany Furtado/Iepé

O curso tem momentos práticos de montagem de kit solar com estrutura de solo e instalação de  equipamentos (inversor, placas, quadros elétricos, baterias etc) e conta também com conteúdos teóricos, como as boas práticas para manter esses sistemas, como limpeza das placas, identificação de problemas e troca de disjuntores, cabos e baterias. 

O Iepé vem contribuindo para a transição energética, por meio da implementação de sistemas fotovoltaicos adaptados à realidade das aldeias, com foco na melhoria da infraestrutura e comunicação nas Terras Indígenas. Essas ações são fruto da parceria técnica com o Escritório Campus Sustentável/UNICAMP, no diálogo com os professores Artionka Capiberibe e Luiz Carlos Pereira da Silva.

Essa oficina faz parte do projeto “Nossas Terras, Nossas Aldeias: Terras Indígenas do Amapá e Norte do Pará”, que tem o objetivo de fortalecer a prosperidade e qualidade de vida de 20 povos indígenas. A iniciativa é desenvolvida em uma parceria entre o Instituto Iepé junto a dez organizações de povos indígenas, com financiamento da União Europeia.

Mais
notícias