< Infoteca

Praticando Português nas escolas Tiriyó e Kaxuyana

Os textos deste livro foram elaborados pelos professores Tiriyó e Kaxuyana, da Terra Indígena Parque do Tumucumaque, entre março e setembro de 2007, durante as aulas de Língua Portuguesa e Metodologia de Ensino, do Curso de Formação Continuada de Professores-Pesquisadores, realizado pelo Iepé – Instituto de Pesquisa e Formação em Educação Indígena. Neste segundo livro, elaborado pelos professores Tiriyó e Kaxuyana, são apresentados diferentes tipos de textos e atividades, como descrições, receitas culinárias, modos de confecção de objetos, narrativas e poesias. Pretendemos que os alunos compreendam as características e a função de cada tipo de texto, para que sejam capazes de elaborá-los e usá-los. Estes textos abordam diferentes conhecimentos relativos ao seu dia a dia, ao meio ambiente, as suas festas, atividades cotidianas e rituais. Acreditamos que para a iniciação dos alunos no aprendizado da língua portuguesa, como segunda língua, é importante que o vocabulário e os textos estejam contextualizados à realidade que vivenciam cotidianamente.