Fundo de Artes e Artesanatos Wëriton Iyeripo das Mulheres Indígenas do Tumucumaque

data

A Articulação das Mulheres Indígenas Tiriyó, Katxuyana e Txikiyana (AMITIKATXI), em parceria com Iepé e Funai, apresenta o "Fundo de Artes e Artesanatos Wëriton Iyeripo", uma iniciativa voltada para valorizar as suas expressões culturais e artísticas

Texto: Cecília de Santarém

Mulheres celebram o início do Encontro da AMITIKATXI. (Foto: Alice Haibara/ Acervo Instituto Iepé)

Queremos que nós, povos indígenas, sejamos reconhecidos por nossas artes, que nossas gerações também conheçam nossos trabalhos. Assim lutamos pela nossa terra e fortalecemos nosso jeito de ser”.

As mulheres indígenas Tiriyó, Katxuyana, Txikiyana, dentre outros povos, habitam a Terra Indígena Parque do Tumucumaque, no norte do Pará, fronteira com Suriname. Nessa região de difícil acesso, essas mulheres cuidam da floresta e do cerrado ali existentes, sempre direcionando seu olhar para a continuidade de seus conhecimentos e valorização de seu modo de vida, lutando lado a lado dos caciques e demais lideranças de seu território. A Articulação têm fortalecido sua participação em contextos políticos, além de realizarem anualmente encontros que reúnem as mulheres de todas as regiões para debaterem sobre assuntos de seu interesse.

Encontro da Amitikatxi em setembro de 2023. (Foto:  Aventino)

Em 2021, coletivamente e contando com apoio do Iepé, as mulheres da AMITIKATXI elaboraram uma obra de arte que consiste num painel com uma samaúma composta por cerca de 90 pulseiras, colares e brincos, feitos por mais de 30 artesãs da região. A obra, intituladaItu nai ainya arimikane”  (em tradução: “A floresta é nosso futuro/ as árvores que nos fazem crescer”), participou de exposições em Londres, Manchester e Paris, expandindo ainda mais a voz e a arte dessas mulheres. No vídeo é possível acompanhar mais sobre este processo. Assista:

A iniciativa do Fundo de Artes e Artesanatos Wëriton Iyeripo representa mais um passo significativo na valorização e continuidade das práticas e conhecimentos ligados às artes indígenas dos povos indígenas na região Norte do Pará. O fundo é também um espaço de organização política dessas mulheres, de promoção das suas artes e da gestão das vendas de suas peças de miçanga, sementes e algodão.

Há 20 anos o Instituto  Iepé  contribui para o fortalecimento cultural, político e para o desenvolvimento sustentável das comunidades indígenas em território brasileiro localizadas no Amapá e no norte do Pará, visando o fortalecimento de suas formas de gestão comunitária e coletiva, para que os direitos dessas populações enquanto povos diferenciados sejam respeitados.

Confira abaixo as artes das mulheres do Tumucumaque.

Para adquirir as peças e outras informações, entre em contato (93) 991449570 ou [email protected]

Colares

Acesse o catálogo completo: @artestumucumaque | Linktree

Mais
notícias