ÚLTIMOS DIAS: edital para projetos de gestão territorial

data

Seis projetos de organizações de Terras Indígenas do Amapá e Norte do Pará serão contemplados. Projetos podem ser enviados entre 1 e 30 de abril.

Texto: Iepé

Considerando o desafio de garantir o bem viver nas Terras Indígenas da Amazônia Brasileira, o Instituto Iepé abre um edital para apoiar pequenos projetos de gestão territorial de organizações indígenas do Amapá e Norte do Pará. 

Eles devem abordar um dos temas:
– Gestão e proteção territorial e ambiental indígena;
– Economia sustentável e soberania alimentar;
– Governança interna e fortalecimento institucional;
– Cultura, saúde e educação.

Segundo Luis Donisete B. Grupioni, coordenador-executivo do Iepé, o edital é um reconhecimento da importância do protagonismo das organizações representativas dos povos indígenas em gerir recursos e realizar ações que fortaleçam a gestão dos territórios indígenas. 

“Por meio de um processo simplificado, mas com transparência e seguindo um roteiro pré-estabelecido e acordado com os representantes das organizações indígenas do Amapá e do Norte do Pará, vamos poder apoiar seis iniciativas locais de gestão territorial, que certamente vão contribuir para o bem viver desses povos”, afirmou.

O valor máximo destinado a cada projeto será R$30 mil e, para abranger diferentes áreas, serão selecionados três projetos no complexo Territorial do Oiapoque, dois nas Terras Indígenas do Tumucumaque e um para a Terra Indígena Wajãpi.

O edital é fruto de uma parceria do Iepé com a Fundação Ford e tem como objetivo fortalecer a autonomia e o protagonismo das organizações indígenas do Amapá e do norte do Pará, na gestão de recursos que vão permitir avançar na implementação dos Planos de Gestão Territorial e Ambiental nesta região.

“Seguindo outras experiências que o Iepé vem acompanhando, este edital é uma oportunidade importante para o fortalecimento das organizações indígenas, tanto de suas capacidades institucionais para a execução de projetos, quanto para a possibilidade de desenvolverem ações prioritárias nos seus territórios”, afirmou Rita Becker, coordenadora do Programa Oiapoque do Iepé.

As propostas podem ser encaminhadas para o email [email protected] entre os dias 1 e 30 de abril. Mais detalhes de como proceder estão no edital em anexo e no formulário abaixo:

Mais
notícias