Versão em língua wajãpi do livro Saberes Wajãpi sobre transformações ambientais e climáticas
Este livro é resultado de uma pesquisa coletiva dos agentes socioambientais wajãpi (ASA), realizada na Terra Indígena Wajãpi (TIW) com apoio do Iepé – Instituto de Pesquisa e Formação Indígena. A pesquisa, desenvolvida como parte da formação continuada dos ASA, investigou algumas transformações ambientais observadas e consideradas fora dos padrões usuais pelos moradores da TIW.
Assim como outras populações indígenas e tradicionais em várias localidades do planeta, os Wajãpi vêm percebendo em seu território alterações expressivas nos ciclos sazonais e nos regimes de chuvas característicos das duas estações que ocorrem no bioma amazônico: o verão – época da seca – e o inverno – época chuvosa.
As alterações ambientais e sazonais levantadas na pesquisa vêm sendo observadas especialmente a partir da última década, mas já têm impactado o comportamento dos animais, dos vegetais e também as atividades cotidianas dos moradores das aldeias. Com a finalidade de tentar entender, dimensionar e qualificar essas transformações, os ASA escolheram pesquisar vários sinais e marcadores considerados importantes para anunciar e para configurar as mudanças ambientais sazonais – incluindo animais, vegetais, astros e outros seres da cosmologia wajãpi.
O trabalho dos Agentes Socioambientais Wajãpi (ASA) tem apoio do Projeto TerrIndigena, financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e pelo Fundo Francês Para o Meio Ambiente Mundial (FFEM), e da Fundação Rainforest da Noruega.