Durante o II Encontro da União do Território Wayamu, que compreende as TI Nhamundá-Mapuera, Trombetas-Mapuera e Kaxuyana-Tunayana, realizado em Santarém (PA) em novembro de 2022 foi possível conhecer um pouco sobre a identidade das mulheres que vivem no noroeste do Pará, nordeste do Amazonas e sudeste de Roraima.
A União do território Wayamu é um espaço de participação onde nossa forma de organização política pode se expressar efetivamente, em diálogos com as políticas públicas e com as decisões governamentais que afetam os nossos territórios.
Articulação das mulheres
A gestão participativa, tão valorizada pelos povos do Wayamu, prevê a presença das mulheres nas instâncias de decisão. Várias lideranças femininas presentes no encontro falaram sobre a importância de estarem ali para pensar juntas na proteção do território.
A maioria das mulheres teve a oportunidade de se conhecer ao longo dos seis dias e trocar experiências, dialogando sobre assuntos em comum, sobre seus trabalhos com artesanato, por exemplo, e construindo articulações para fortalecer a união do Território.