Iepé contrata: Assessor do Programa Tumucumaque-Wayamu

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A pessoa irá trabalhar com a assessoria da Associação dos Povos Indígenas do Mapuera (APIM). Interessados podem se candidatar até 15 de junho

Iepé – Instituto de Pesquisa e Formação Indígena é uma entidade da sociedade civil sem fins lucrativos, criada em 2002, com a missão de contribuir para o fortalecimento cultural e político e para o desenvolvimento sustentável das comunidades indígenas que vivem no Amapá e norte do Pará. Sua atuação é pautada pelas demandas indígenas de formação e capacitação, visando o seu fortalecimento cultural, político e de suas formas de gestão territorial e ambiental. No âmbito do Programa Tumucumaque-Wayamu, o Iepé vem apoiando um conjunto de iniciativas junto com as associações indígenas, lideranças e comunidades locais de dois complexos territoriais situados no Norte do Pará e divisas com estados vizinhos. São estes: 

Complexo Tumucumaque (Terras Indígenas Parque do Tumucumaque e Rio Paru d’Este, situadas no extremo norte do Pará e divisa com Amapá); 

 Wayamu (Terras Indígenas Trombetas-Mapuera, Nhamundá-Mapuera e Kaxuyana  -Tunayana, situadas ao noroeste do Pará e divisas com Amazonas e Roraima).

Descrição da vaga

A vaga de assessoria para fortalecimento das Organizações Indígenas tem como foco o trabalho junto a uma associação indígena, visando contribuir para as formas de gestão comunitária, coletiva e administrativa dessas organizações. Esta vaga prevê, em particular, a assessoria a Associação dos Povos Indígenas do Mapuera (APIM), sediada em Oriximiná/PA, no intuito de apoiá-la na implementação e manutenção de rotinas administrativas e institucionais, bem como na gestão de projetos, portanto na elaboração, execução, acompanhamento, avaliação e finalização de atividades alinhadas ao Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA) do Território Wayamu, mais especificamente da Unidade Territorial Mapuera.

Local e forma de trabalho

O local de trabalho principal será junto às diretorias da associação indígena sediada em Oriximiná/PA, e de acordo com um planejamento de dedicação às demandas dela, incluindo viagens periódicas às aldeias situadas nas TIs Trombetas-Mapuera, Nhamundá-Mapuera e Kaxuyana-Tunayana.  O local de moradia para essa vaga é a cidade de Oriximiná/PA.

Funções do cargo

  • Contribuir para o fortalecimento da APIM, uma das associações indígenas representativas dos povos do rio Mapuera, nas TI Trombetas-Mapuera, Nhamundá-Mapuera e Kaxuyana-Tunayana, município de Oriximiná/PA;
  • Colaborar na formação de quadros administrativos e de membros das diretorias da organização indígena;
  • Apoiar a associação indígena na captação de recursos, na elaboração de projetos e prestações de contas;
  • Apoiar a associação indígena para que cumpram suas obrigações legais, financeiras e de representação política;
  • Orientar a organização das agendas e dos trabalhos da diretoria da associação na cidade e região;
  • Acompanhar os trâmites jurídico-administrativos da associação indígena junto aos serviços de contabilidade e cartórios;
  • Monitorar os prazos da execução de atividades e dos orçamentos dos projetos;
  • Garantir o cumprimento de prazos para a formulação e a entrega de relatórios narrativos e financeiros ao Iepé e/ou financiadores em conjunto com outros assessores;
  • Disponibilidade para viagens periódicas às aldeias e outros estados, inclusive aos finais de semana e quando a agenda da associação assim demandar;
  • Atuar em parceria com demais assessores da região no intuito de executar as ações previstas no Plano de Gestão Territorial e Ambiental do Território Wayamu (PGTA).

Requisitos

  • Formação em nível superior compatível com as atribuições do cargo (Ciências Sociais; Ciências Econômicas; Administração; Ciências Contábeis, dentre outras afins);
  • Bom relacionamento interpessoal e didática;
  • Organização, pontualidade e flexibilidade para trabalhar dentro e fora das sedes da associação indígena e do Iepé;
  • Habilidade no trato e convívio com comunidades tradicionais, em especial as indígenas;
  • Habilidade para tratar com fornecedores de bens e serviços;
  • Habilidade nos programas do pacote Office e internet;

Desejável

  • Afinidade com a política indígena e indigenista;
  • Disposição em aprimorar conhecimentos antropológicos sobre os grupos indígenas com quais manterá contato;
  • Experiência em rotinas de gestão administrativa e financeira de projetos.

Condições

  • Salário compatível com a função, exercida 40 horas semanais;
  • Regime de contratação CLT conforme legislação vigente;
  • Benefícios de seguro de vida, vale alimentação e seguro médico.

Os interessados devem enviar:

1) Curriculum Vitae (Lattes);

2) Carta de apresentação (a carta deve conter necessariamente a pretensão salarial);

3) Contatos de pelo menos dois profissionais que possam fornecer referências sobre o candidato.A documentação solicitada deverá ser enviada para o email [email protected] indicando no assunto da mensagem “Assessor do Programa Tumucumaque-Wayamu junto à APIM” até 15 de junho de 2024.

Confira o edital:

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