Iepé e Funai assinam novo Acordo de Cooperação

data

O acordo, com vigência de cinco anos, prevê ações de fortalecimento de políticas públicas ambientais e indigenistas, atividades de formação e fortalecimento cultural, entre outras.

Texto: Thaís Herrero

O Iepé – Instituto de Pesquisa e Formação Indígena e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) assinaram um novo Acordo de Cooperação no dia 13 de dezembro. A assinatura ocorreu durante a celebração dos 57 anos da Funai, realizada no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília, e contou com a presença de lideranças indígenas, autoridades, servidores e instituições parceiras.

O Acordo de Cooperação, com vigência de cinco anos, estabelece bases para ações conjuntas em defesa dos direitos indígenas, fortalecimento cultural e gestão sustentável em 11 Terras Indígenas localizadas no Amapá, norte do Pará e divisas com Amazonas e Roraima. 

A parceria reforça o compromisso do Iepé com a Funai e com as organizações indígenas desta região para a implementação dos Planos de Gestão Territorial e Ambiental no marco da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI).

Luis Donisete B. Grupioni assina o Acordo de Cooperação junto com a presidenta da Funai, Joênia Wapichana. (foto: Acervo Iepé)

Essa não é a primeira vez que o Iepé e a Funai se unem em um acordo de cooperação. Desde 2008 o Iepé vem celebrando acordos de cooperação com a Funai para suas ações junto aos povos indígenas do Amapá, norte do Pará e divisas com Roraima e Amazonas. Os resultados foram expressivos no fortalecimento de políticas públicas ambientais e indigenistas.

“Estamos felizes em assinar mais esse acordo, priorizando ações em conjunto que vamos desenvolver com a participação dos povos e das organizações indígenas da região e com a Funai, enquanto órgão indigenista oficial. Trata-se de proteger e garantir qualidade de vida para os povos indígenas que vivem num território de mais de 13 milhões de hectares, fundamentais para a manutenção dos serviços ecossistêmicos prestados por essa região. Nós acreditamos que, com ações em parceria, avançamos na consolidação de processos que são fundamentais para o bem viver dos povos indígenas”, afirmou Luis Donisete Grupioni, coordenador do Iepé, após a assinatura deste novo Acordo de Cooperação com a Funai.

Objetivos do Acordo

O novo ACT tem como foco o fortalecimento cultural, político e comunitário dos povos indígenas, priorizando ações como:

  • Implementação e monitoramento dos Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA);
  • Promoção do protagonismo de mulheres e jovens indígenas;
  • Apoio à regularização fundiária e vigilância dos territórios;
  • Valorização de patrimônios culturais materiais e imateriais;
  • Desenvolvimento de economias da sociobiodiversidade e promoção de formas de uso sustentável dos recursos naturais;
  • Formação de jovens indígenas em pesquisa, gestão e comunicação intercultural;
  • Fortalecimento da soberania alimentar com base nos sistemas agrícolas tradicionais.
Lideranças indígenas parceiras do Iepé ao lado de Joênia Wapichana, Luis Donisete e Sônia Guajajara, durante o evento de 57 anos da Funai e assinatura do Acordo de Cooperação com o Iepé. (foto: Acervo Iepé)

Terras Indígenas contempladas

O acordo abrange as Terras Indígenas Wajãpi, Parque Indígena do Tumucumaque, Paru D’Este, Zo’é, Uaçá, Galibi, Juminã, Trombetas-Mapuera, Nhamundá-Mapuera, Katxuyana-Tunayana e a Terra Indígena Ararà, que está em processo de reivindicação junto à Funai.

Estiveram presentes na assinatura do Acordo de Cooperação lideranças indígenas da região de atuação do Iepé: Juventino Kaxuyana, Rosene Kaxuyana-Kahyana, Xokonono Txikiyana, Lucila Hixkariyana, Edimilson Karipuna e Kumaré Wajãpi. O Cacique Edmilson, da região do Oiapoque, juntamente com a Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, assinaram como testemunhas no Acordo de Cooperação.

Parceria em defesa dos povos indígenas

“A assinatura do acordo de cooperação entre o Iepé e a Funai foi um momento marcante, fortalecendo as atividades realizadas pelo Iepé em diferentes territórios, incluindo o Wayamu. Este acordo demonstra o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a preservação da cultura indígena”, destacou o Conselho Geral do Povo Hexkaryana (CGPH) em sua conta do Instagram.

O novo Acordo reforça a atuação conjunta entre a Funai e o Iepé, que há anos desenvolvem parcerias para garantir a autonomia, o bem viver e o respeito aos modos de vida tradicionais dos povos indígenas. 

Lucia Alberta Diretora de Promoção e Desenvolvimento Social da Funai entrega o diploma do Iepé. (foto: Acervo Iepé)

Durante o evento de celebração dos 57 anos da Funai, o Iepé foi uma das organizações homenageadas pelo trabalho ao lado dos povos indígenas. Nosso coordenador executivo recebeu um diploma em nome do Iepé em que a Funai “reconhece os relevantes serviços prestados em defesa dos povos indígenas e da política indigenista”. 

Organizações indígenas, indigenistas, órgãos públicos, e agências de cooperação também foram agraciados na cerimônia conduzida pela  presidente da Funai,  Joênia Wapichana, e que contou com a presença das Ministras dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara,  edo Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e do Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, bem como de o representante da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).

“Foi uma honra participar da homenagem à Funai, que sinaliza uma valorização das ações de parceria entre o Estado e organizações da sociedade civil. E, também, foi uma honra participar deste evento que marcou os 57 anos de vida da Funai”, afirmou Luis Donisete Grupioni.

Diploma entregue ao Iepé, uma das organizações homenageadas pelo trabalho ao lado dos povos indígenas. (foto: Acervo Iepé)

Mais
notícias