Awatac elege nova diretoria

data

Nos dias 6 e 7 de julho, a Associação Wajãpi Terra Ambiente e Cultura (AWATAC), fundada em 2010 por um grupo de 12 associados, realizou sua terceira assembleia, reelegendo Rosenã Wajãpi como presidente para o biênio 2012-2014. Além dos fundadores, participaram da assembleia cerca de 80 representantes das 48 aldeias wajãpi e alguns diretores do Conselho das Aldeias Wajãpi – Apina, organização que trabalha em parceria com a AWATAC.

Durante a assembleia, os diretores fizeram um balanço dos projetos que a associação desenvolve em prol do fortalecimento político e cultural do povo Wajãpi e da gestão territorial e ambiental de sua Terra Indígena. Também apresentaram a movimentação do fundo de comercialização de artesanato administrado pela AWATAC e discutiram a fiscalização do uso não autorizado da arte gráfica wajãpi em produtos comerciais. A capacitação dos Wajãpi para assumirem de forma autônoma a gestão de suas organizações e projetos, que vem sendo desenvolvida pelo Iepé com apoio da Fundação Rainforest da Noruega há dez anos, foi outro assunto discutido na assembleia. Também estiveram em pauta a participação das mulheres nas organizações wajãpi, a falta de envolvimento dos jovens com questões de interesse coletivo e problemas relacionados ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Os associados, o Conselho Fiscal da associação e os representantes das aldeias avaliaram e aprovaram o trabalho da diretoria no exercício 2010-2012, recomendando que os diretores interessados em continuar em seus cargos fossem reeleitos. Dos quatro membros da diretoria anterior, o presidente Rosenã e o secretário Namirõ manifestaram interesse em continuar trabalhando na associação, enquanto o vice-presidente Parikurã e o tesoureiro Nameu pediram para ser substituídos. Os associados então elegeram Japu como vice-presidente e Makarari como secretário, deixando o posto de tesoureiro para o ex-secretário Namirõ. Também incorporaram 9 novos membros ao quadro de associados da AWATAC e aceitaram o pedido de desligamento apresentado por um dos fundadores. Por fim, os representantes das aldeias elegeram o novo Conselho Fiscal da instituição, mantendo no cargo os conselheiros que manifestaram o desejo de continuar.

A assembleia foi realizada no Centro de Formação e Documentação Wajãpi, situado no posto Aramirã, Terra Indígena Wajãpi, com apoio da empresa Natura e da Rainforest Foundation da Noruega.


Nova diretoria eleita da Awatac.

Mais
notícias