Gestão territorial é tema de reunião do Mosaico da Amazônia Oriental

data

O evento debateu acesso a energia elétrica 24h, concessão florestal e conservação do território e outras demandas comunitárias.
Foto: Décio Yokama/Iepé.
Foto: Décio Yokota/Iepé.

No dia 09 de novembro de 2022, na Comunidade da Padaria, município de Laranjal do Jari (AP), aconteceu a XVII Reunião do Mosaico da Amazônia Oriental, com a presença de 36 participantes, entre representantes de órgãos governamentais, membros da Sociedade Civil, como o Iepé, e entidades e representantes de comunidades inseridas nos territórios do Mosaico.

Durante a reunião, foram discutidas diversas pautas associadas à gestão territorial, como a gestão de Unidades de Conservação, demandas comunitárias, associativismo, cooperativismo, além de atividades e ações que fazem parte da dinâmica do território.

“Tenho gostado muito de participar das reuniões do Mosaico. Pois o Mosaico é um lugar onde a gente vem pra aprender, mas também é um lugar onde a gente pode falar e ser ouvido”, pontuou Manoel Ferreira, vice-presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais de Serra do Navio.

Entre as pautas, a que mais se evidenciou foi o relato do processo que garantiu energia 24h para as comunidades da Padaria, São José e Cachoeira, comunidades extrativistas da região da RDS do Rio Iratapuru. A energia sempre foi uma demanda central dessas comunidades, que foram afetadas pela Hidrelétrica de Santo Antônio, mas não possuíam energia elétrica 24h, dependendo de geradores e combustível.

Foto: Décio Yokota/Iepé.

Vale ressaltar que a articulação junto ao Ministério Público Federal, encabeçada pelos moradores da Padaria e pelo servidor da FUNAI, Marcos Velho, membro do Conselho do Mosaico, teve início nas reuniões do Mosaico e se tornou pauta recorrente, sendo vista como uma das grandes conquistas do colegiado.

“Hoje, nós temos energia 24h na nossa Comunidade, graças ao Mosaico, que sempre nos apoiou, desde o deslocamento para Macapá, até as reuniões com o Ministério Público”, disse Roberto Baia, presidente da Associação de Moradores da Comunidade da Padaria.

Também foram discutidos temas como Concessão Florestal na FLONA e na FLOTA, avanços na Gestão de Unidades da SEMA, Intercâmbios de produção entre comunidades, fortalecimento das instituições que compõem o Mosaico e metas e ações para 2023.

“Esse processo começou durante a reunião do Protocolo de Consulta dos Povos Wajãpi, quando aproveitamos a presença da Procuradora do MPF pra explanar a situação da Energia nas comunidades da região da RDS. Depois, cada um ajudou de alguma forma e hoje conseguimos comemorar a conquista da energia 24h nas comunidades da Padaria, São José e Cachoeira. Isso é o Mosaico. Um espaço com poder de colaboração, que ajuda, apoia e busca melhorar a vida das pessoas que estão no território” – Marcos Velho (Servidor da Fundação Nacional do Índio).

O Mosaico é uma importante ferramenta de gestão socioambiental, que dialoga com órgãos públicos, sociedade civil e comunidades, visando o fortalecimento territorial através da gestão integrada, participativa e colaborativa.

Mais
notícias