Secador solar está melhorando a produção de biocosméticos no Amapá

data

Mulheres da Associação Sementes do Araguari participaram de oficina de boas práticas de extração de óleo de pracaxi e andiroba com uso de secador solar e prensa hidráulica para aprimorar sua produção

Texto: Alessandra Lameira

Secador solar de sementes. Foto: Thaís Marianne - Instituto Iepé
Mulheres extrativistas aprender a utilizar o secador solar de sementes. Foto: Thaís Marianne – Instituto Iepé

As associadas da Sementes do Araguari participaram, nos dias 17 e 18 de abril, de uma oficina para aprenderem e adotarem boas práticas para a extração de óleo de pracaxi e andiroba com uso de um secador solar e prensa hidráulica. 

O objetivo foi agregar mais valor aos trabalhos das extrativistas, pois as sementes de pracaxi e de andiroba são uma das principais matérias-primas utilizadas na produção de seus biocosméticos, como os sabonetes e unguentos, além  das velas.

A oficina foi ministrada pelos pesquisadores da Embrapa Ana Cláudia Lira Guedes e Marcelino Carneiro Guedes. A programação contou com atividades teóricas e práticas na sede da associação, localizada na Floresta Estadual do Amapá. A atividade contou com o apoio do Instituto Iepé e com recursos da chamada 07/2021 do Fundo Amapá por meio do Funbio.

Orientações a comunidade dos pesquisadores da Embrapa. Foto: Thaís Marianne – Instituto Iepé

A Embrapa destaca que o uso de secador solar é uma forma sustentável de retirar a umidade de produtos agrícolas e florestais, pois permite o aproveitamento da radiação solar, que é uma energia limpa e renovável. Além disso, a secagem mantém todos os nutrientes e propriedades funcionais das sementes, pois é realizada em temperaturas abaixo de 65 graus Celsius. 

O processo de secagem também deixa as sementes mais limpas e leves, facilitando o manuseio. Logo na sequência à secagem, são extraídos rapidamente os óleos de andiroba e pracaxi, sem a necessidade de se passar pelo demorado processo de cozimento e descanso das sementes, realizados no método tradicional. 

Atividades teóricas sobre as boas práticas do secador solar de sementes. Foto: Thaís Marianne – Instituto Iepé

Ao longo da oficina, os pesquisadores da Embrapa também orientaram as extrativistas em relação à coleta, seleção e higienização das sementes antes de colocarem no secador solar. Os óleos de andiroba e pracaxi são extraídos de sementes típicas da floresta amazônica e são produtos de sociobiodiversidade utilizados, tradicionalmente, pela medicina popular da região do Alto Araguari, no Amapá. Além disso, são matérias-primas muito requisitadas pelas indústrias de cosméticos e fármacos.

Secador solar de sementes. Foto: Thaís Marianne – Instituto Iepé

Conheça o trabalho da Associação das Mulheres Sementes do Araguari.

Mais
notícias