Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the instagram-feed domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/institutoiepe.org.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/institutoiepe.org.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Secador solar está melhorando a produção de biocosméticos no Amapá - Iepé
Secador solar está melhorando a produção de biocosméticos no Amapá

data

Mulheres da Associação Sementes do Araguari participaram de oficina de boas práticas de extração de óleo de pracaxi e andiroba com uso de secador solar e prensa hidráulica para aprimorar sua produção

Texto: Alessandra Lameira

Secador solar de sementes. Foto: Thaís Marianne - Instituto Iepé
Mulheres extrativistas aprender a utilizar o secador solar de sementes. Foto: Thaís Marianne – Instituto Iepé

As associadas da Sementes do Araguari participaram, nos dias 17 e 18 de abril, de uma oficina para aprenderem e adotarem boas práticas para a extração de óleo de pracaxi e andiroba com uso de um secador solar e prensa hidráulica. 

O objetivo foi agregar mais valor aos trabalhos das extrativistas, pois as sementes de pracaxi e de andiroba são uma das principais matérias-primas utilizadas na produção de seus biocosméticos, como os sabonetes e unguentos, além  das velas.

A oficina foi ministrada pelos pesquisadores da Embrapa Ana Cláudia Lira Guedes e Marcelino Carneiro Guedes. A programação contou com atividades teóricas e práticas na sede da associação, localizada na Floresta Estadual do Amapá. A atividade contou com o apoio do Instituto Iepé e com recursos da chamada 07/2021 do Fundo Amapá por meio do Funbio.

Orientações a comunidade dos pesquisadores da Embrapa. Foto: Thaís Marianne – Instituto Iepé

A Embrapa destaca que o uso de secador solar é uma forma sustentável de retirar a umidade de produtos agrícolas e florestais, pois permite o aproveitamento da radiação solar, que é uma energia limpa e renovável. Além disso, a secagem mantém todos os nutrientes e propriedades funcionais das sementes, pois é realizada em temperaturas abaixo de 65 graus Celsius. 

O processo de secagem também deixa as sementes mais limpas e leves, facilitando o manuseio. Logo na sequência à secagem, são extraídos rapidamente os óleos de andiroba e pracaxi, sem a necessidade de se passar pelo demorado processo de cozimento e descanso das sementes, realizados no método tradicional. 

Atividades teóricas sobre as boas práticas do secador solar de sementes. Foto: Thaís Marianne – Instituto Iepé

Ao longo da oficina, os pesquisadores da Embrapa também orientaram as extrativistas em relação à coleta, seleção e higienização das sementes antes de colocarem no secador solar. Os óleos de andiroba e pracaxi são extraídos de sementes típicas da floresta amazônica e são produtos de sociobiodiversidade utilizados, tradicionalmente, pela medicina popular da região do Alto Araguari, no Amapá. Além disso, são matérias-primas muito requisitadas pelas indústrias de cosméticos e fármacos.

Secador solar de sementes. Foto: Thaís Marianne – Instituto Iepé

Conheça o trabalho da Associação das Mulheres Sementes do Araguari.

Mais
notícias