Loja de produtos indígenas Empório Uasei celebra o primeiro aniversário 

data

A loja no município do Oiapoque reúne diversos produtos da sociobiodiversidade dos povos indígenas, como açaí e artesanatos

Texto: Alessandra Lameira

produtos indígenas vendidos no Empório Uasei. Cuia desenhada, açaí em polpa e em pó e artesnatos de miçanga
Alguns dos produtos vendidos no Empório Uasei são o açaí, em polpa ou pó, artesanatos e peças de arte, como as cuias. (Foto: Maria Silveira/ Iepé)

Em 19 de abril é comemorado o Dia dos Povos Indígenas, e neste ano também é o dia de celebrar o primeiro aniversário do Empório Uasei, uma loja no município do Oiapoque que comercializa artesanatos, peças de arte, açaí e outros produtos dos quatro povos indígenas da região: os Karipuna, Palikur, Galibi Marworno e Galibi Kali’na.

A partir das 16 horas deste 19 de abril, na sede do Empório Uasei, haverá uma extensa programação com diferentes atividades, entre elas: apresentações culturais, degustação de diversos produtos feitos de açaí, pintura corporal indígena, exibição de filmes, exposição de artesanatos e sorteios.

Ao longo do primeiro ano de atividade, o grande destaque do estabelecimento foi a comercialização do açaí. O fruto é coletado em 17 aldeias e processado por uma equipe que faz parte da Associação Uasei dos Povos Indígenas de Oiapoque. Além da polpa, o Empório Uasei é o pioneiro e único no estado do Amapá em comercializar o açaí liofilizado. Esse processo de transformação da polpa em pó garante a permanência de todos os nutrientes, da coloração e do sabor do fruto, além de servir na preparação de diversas receitas, entre elas: chocolate, trufas, brigadeiro, bolos, pudim etc.

Balcão do Empório Uasei com atendente e produtos à mostra
O Empório Uasei foi inaugurado em 19 de abril de 2022 e hoje é referência cultural que fomenta o turismo e a economia de Oiapoque, pois atrai diversos turistas. (Foto: Marcelo Domingues/ Iepé)

O Empório Uasei é uma referência cultural que fomenta o turismo e a economia do município de Oiapoque, pois atrai diversos turistas, principalmente da Guiana Francesa. A comercialização dos produtos garante a renda de vários indígenas. A palavra “Uasei”, de origem da  língua “kheuol”, significa açaí.  

>>Baixe aqui o Uasei, o livro do açaí

Diese Felicio Batista, da etnia palikur, faz parte da equipe da Associação Uasei e ressalta que a extração do açaí vendido no Empório é feita de forma sustentável. “A criação da associação tem o objetivo de beneficiar os indígenas de Oiapoque. É uma forma de tirar a renda da natureza sem destruí-la. Nós estamos trabalhando também com o açaí liofilizado, que é uma novidade não somente na cidade de Oiapoque, mas também em outros estados”, diz. 

O coletivo de artistas indígenas do Oiapoque, chamado Waçá-wara, marcará presença nas comemorações com exposição de pinturas em tela, desenhos, artes em cuias, esculturas, artesanatos, performances e apresentações culturais.  

Parceria entre Iepé e Empório Uasei

O Iepé – Instituto de Pesquisa e Formação Indígena é parceiro do Empório Uasei, apoiando as cadeias produtivas da sociobiodiversidade dos povos indígenas e colaborando com a geração de renda por meio da produção, gestão, valorização e comercialização de produtos. O município de Oiapoque possui uma população de aproximadamente 10 mil indígenas distribuídos em 65 aldeias e três Terras Indígenas. Nelas, vivem povos de quatro etnias.


>> Saiba mais sobre nosso trabalho junto aos povos indígenas do Oiapoque

Mostruário de artesanatos e pelas de arte à venda
Detalhes dos produtos do Empório Uasei, com artesanatos e peças de arte. (Foto: Marcelo Domingues/ Iepé)



Mais
notícias