VI Assembleia Geral da APITMA é realizada no rio Mapuera

data

Durante assembleia foi realizada a revisão do estatuto e eleição da nova diretoria da APITMA

Texto: Iepé

A Assembleia foi realizada em meados do mês de maio quando foram debatidos temas importantes pré-definidos no PGTA (Foto: Iepé)

A VI Assembleia Geral da Associação dos Povos Indígenas Trombetas-Mapuera (APITMA) ocorreu no final de maio na aldeia Inajá, rio Mapuera, porção paraense do Território Wayamu. Mais de 300 participantes vindos de 22 aldeias da região, das Terras Indígenas Trombetas-Mapuera, Nhamundá-Mapuera e Kaxuyana-Tunayana,  participaram da atividade apoiada pelo Iepé. 

Durante a Assembleia foram realizadas a revisão do estatuto e a eleição de nova diretoria da APITMA. Por meio de voto secreto Roque Yaxikma Wai Wai foi escolhido como novo presidente para os próximos quatro anos. Também foram abordados temas importantes para o território, como infraestrutura para novas aldeias, internet, transporte, educação e saúde.

A assembleia foi regada a danças, cantos e expressões indígenas em agradecimento ao apoio recebido (Foto: Iepé)

Como encaminhamento do encontro, um ofício em nome da APITMA foi revisado e assinado pelas lideranças presentes, destinado aos órgãos públicos solicitando atenção para postos de saúde e estrutura de escolas nas aldeias do rio Mapuera.

Também ocorreu na ocasião a inauguração da nova umana da aldeia Inajá, erguida com apoio do Iepé e da Prefeitura de Oriximiná (PA). A umana é a casa comunal da aldeia, onde são realizadas festas, trabalhos e reuniões; é o local onde as decisões que dizem respeito à vida da comunidade são deliberadas em assembleia. A inauguração foi comemorada com muita alegria, cantos e danças.

Acesso a programas do Governo Federal

Com a associação regularizada (revisão estatutária, eleição da diretoria) foi possível rever a Classificação de Atividades Econômicas (CNAE), que possibilita a comercialização das artes e dos produtos das roças, como pimenta, farinhas, goma de tapioca e frutas, para mercados privados e público, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Mais
notícias