Mosaico da Amazônia Oriental foi parceiro em evento que discutiu concessão florestal do Amapá

data

Povos indígenas, agricultores familiares, extrativistas, organizações da sociedade civil, órgãos públicos e gestores das unidades de conservação marcaram presença no Seminário Perspectivas da Concessão Florestal do Amapá.

Texto: Alessandra Lameira

Seminário de Concessão Florestal. Foto: Alessandra Lameira. Iepé

O Mosaico da Amazônia Oriental foi parceiro no Seminário Perspectivas da Concessão Florestal do Estado do Amapá, realizado nos dias 31 de agosto e 01 de setembro, no Palácio do Setentrião, sede do Governo Estadual. O evento contou com a participação de técnicos, gestores de instituições ambientais, representantes do setor florestal, sociedade civil, comunidade acadêmica, povos indígenas do Parque do Tumucumaque, Rio Paru D’Este, Wajãpi, agricultores familiares da Perimetral Norte e extrativistas. 

Durante o seminário foi apresentado um panorama da concessão florestal, tratando a importância dessa atividade no desenvolvimento e geração de recursos para o Estado e municípios do Amapá. Além disso, foram debatidas as concessões nas florestas Estadual (Flota) e Nacional do Amapá (Flona), bem como as oportunidades dessa modalidade para fomentar o manejo comunitário e promover o desenvolvimento endógeno, monitoramento e governança. 

A presidente da Associação de Mulheres Sementes do Araguari, Arlete Leal, relatou como a produção sustentável de biocosméticos chegou após a o fim principal fonte de renda das famílias da região do Alto Araguari que vinha de um garimpo, que foi desativado em 2007, pois funcionava de forma irregular dentro da Floresta Nacional do Amapá. “Antes de pegar o recurso do garimpo, ninguém fazia ideia do prejuízo que causava tanto para a nossa comunidade, quanto para a nossa floresta. Hoje refletimos quantas vezes vimos derrubar dentro do garimpo uma andirobeira ou copaibeira. Agora nossa visão é totalmente diferente, pois quando vemos que foi derrubado uma dessas árvores, nós ficamos preocupados porque sabemos que elas geram renda e recursos para a nossa comunidade”, reflete Arlete, que participou da mesa intitulada Monitoramento e Governança da Concessão Florestal.

Conselho do Mosaico da Amazônia Oriental. Foto: Alessandra Lameira. Iepé

O coordenador do programa do Programa Gestão de Informação do Iepé, Décio Yokota, ressalta a importância das contribuições dos povos tradicionais e originários para esse debate. “São essas pessoas que permitiram que essas florestas se encontrem no estado de conservação que estão hoje. Que elas sejam trazidas a esse debate para pensar como e de que forma esses recursos vão ser utilizados e como vai ser o acesso a todos esses benefícios”, afirma Décio. 

O Seminário Perspectivas da Concessão Florestal do Amapá foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com Mosaico da Amazônia Oriental, juntamente com Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/AP), além da Embrapa e do Serviço Florestal Brasileiro, e contou com o apoio do Instituto Iepé. 

Mais
notícias