Iepé contrata: Assessores para Fortalecimento de Organizações Indígenas 

data

São duas vagas oferecidas. As pessoas selecionadas irão atuar junto às associações e coletivos indígenas do povo Wajãpi e dos povos do Oiapoque e devem estar baseadas em Macapá e Oiapoque, respectivamente.

Texto: Iepé

O Iepé – Instituto de Pesquisa e Formação Indígena é uma entidade da sociedade civil sem fins lucrativos, criada em 2002. Tem como missão contribuir para o fortalecimento cultural e político e para o desenvolvimento sustentável das comuni­dades indígenas localizadas no Amapá e norte do Pará. O Iepé proporciona assessoria especializada e capacitação técnica diversificada a estas comunidades para a gestão de projetos, valorização e gestão de patrimônios culturais, fortalecimento político e gestão territorial e ambiental. Sua atuação é pautada pelas demandas indígenas de formação e capacitação, visando o fortalecimento das formas de gestão comunitária e coletiva. Além disso, o Iepé se dedica a monitorar as políticas públicas indigenistas e ambientais que incidem sobre essas comunidades, agindo no sentido de influenciá-las positivamente para que os direitos destas populações enquanto povos diferenciados sejam respeitados.

O Iepé conta com uma equipe multidisciplinar, estruturada em programas e linhas de atuação, mantendo quatro escritórios: em Macapá, Santarém, Oiapoque e São Paulo. O cotidiano da instituição se divide em atividades institucionais, administrativas e em campo, nas aldeias. 

Programa Wajãpi 

O Programa Wajãpi é voltado ao povo indígena de mesmo nome e é desenvolvido pelo Iepé em parceria com o Conselho das Aldeias Wajãpi Apina e com a Associação Wajãpi Terra, Ambiente e Cultura (AWATAC), envolvendo atividades de assessoria e capacitação para as diretorias dessas organizações. Nos últimos anos, o Iepé vem apoiando as comunidades e organizações wajãpi na implementação do Plano de Gestão Socioambiental da Terra Indígena Wajãpi, que é pauta do trabalho de assessoria aos Wajãpi nos próximos anos. Entre as atividades em andamento, destaca-se o desenvolvimento e consolidação de cadeias produtivas sustentáveis. Os Wajãpi contam atualmente com uma população de cerca de 1.700 pessoas, vivendo em mais de 100 aldeias espalhadas em uma Terra Indígena de 607 mil hectares, localizada nos municípios de Pedra Branca do Amapari e Laranjal do Jari, no Amapá. 

Sobre a vaga para o Programa Wajãpi

Na vaga para Assessor/a para Fortalecimento das Organizações Indígenas do Povo Wajãpi, a pessoa selecionada irá contribuir para o fortalecimento do Conselho das Aldeias Wajãpi (Apina) e da Associação Wajãpi Terra, Ambiente e Cultura (AWATAC) assessorando os coordenadores destas organizações na implementação e manutenção de rotinas administrativas e institucionais, na gestão de projetos e na comercialização de produtos das comunidades wajãpi. Seu local de trabalho será na Terra Indígena Wajãpi e em Macapá (AP). Candidaturas até 26 de março de 2023.

Programa Oiapoque

Desde 2008, o Programa Oiapoque atua junto aos povos Karipuna, Galibi Marworno, Galibi Kali’na e Palikur Arukwayene em diferentes eixos temáticos, tais como: gestão territorial e ambiental; promoção e valorização das formas de expressão e dos conhecimentos tradicionais; estruturação de atividades produtivas sustentáveis; e fortalecimento das organizações indígenas. O município de Oiapoque, no extremo norte do Amapá, conta com uma população indígena de aproximadamente 10 mil pessoas, que vive em 67 aldeias, localizadas nas Terras Indígenas Uaçá, Galibi e Juminã.

A atuação do Programa Oiapoque se ancora na parceria com as organizações indígenas locais, somando 12 organizações dos diferentes povos e segmentos sociais. Parte delas estão regularizadas como associações e outras são articulações representativas. Fruto da articulação conjunta dos quatro povos, foram elaborados diferentes documentos que fortalecem a garantia e defesa de seus direitos e de processos coletivos de tomada de decisão: Plano de vida (2009), Programa de Gestão Territorial e Ambiental (2012) e Protocolo de Consulta dos Povos Indígenas do Oiapoque (2019).

Sobre a vaga para o Programa Oiapoque

A vaga de Assessoria para fortalecimento das Organizações Indígenas tem como foco o trabalho junto às associações e coletivos indígenas não formalizados, visando contribuir para as formas de gestão comunitária, coletiva e administrativa dessas organizações. A vaga prevê a assessoria às coordenações das 12 organizações indígenas do Oiapoque, na implementação e manutenção de rotinas administrativas e institucionais, na elaboração e gestão de projetos, na realização das atividades e nas prestações de contas. Candidaturas até 31 de março de 2023.

Mais informações sobre as duas vagas estão nos respectivos editais.

Mais
notícias