PROGRAMA GESTÃO DA INFORMAÇÃO

O Programa Gestão da Informação contempla áreas transversais de trabalho no Iepé, que se conectam aos programas e povos indígenas, mas não se limitam a eles.

A frente de Articulação Regional, por exemplo, se dedica às relações com as comunidades de nossas áreas de atuação, como ribeirinhos, pescadores e comunidades tradicionais que habitam o Mosaico da Amazônia Oriental.

Também faz parte deste programa nossa atuação e campanha contra o garimpo ilegal em Terras Indígenas e Unidades de Conservação. Além dos prejuízos ao meio ambiente, nosso trabalho consiste em pesquisar, analisar e comunicar os danos causados pelo mercúrio à saúde humana, principalmente por meio dos peixes consumidos pela população e que estão sendo contaminados pelo metal líquido usado nas atividades de garimpeiros.

Pesquisa sobre contaminação de mercúrio em peixes | Foto Iepé

Já a área de comunicação tem se dedicado tanto à relações com nossas audiências externas, indígenas e não-indígenas, da região da Amazônia e de todos os cantos do Brasil, levando nosso trabalho e a voz dos povos indígenas ao maior número de pessoas possível por meio de histórias escritas, em vídeos e fotos. Também é o ponto de contato com a imprensa, que repercute nosso trabalho e tem em nossos porta-vozes fontes confiáveis sobre os temas que dominamos.

Outras duas frentes de atuação do programa são o mapeamento e georreferenciamento das regiões onde atuamos e o apoio às cadeias produtivas da sociobiodiversidade.

Foto: Iepé

OUTROS PROGRAMAS