Contribuir para o fortalecimento cultural, político e para o desenvolvimento sustentável das comunidades indígenas em território brasileiro localizadas no Planalto das Guianas, visando o fortalecimento de suas formas de gestão comunitária e coletiva, para que os direitos dessas populações enquanto povos diferenciados sejam respeitados.
Valorizando as redes de transmissão dos conhecimentos tradicionais indígenas e promovendo o diálogo intergeracional.
Fomentando a valorização de conhecimentos e práticas das mulheres indígenas e suas iniciativas de construírem redes de relações.
Fortalecendo as capacidades das organizações indígenas para a gestão de projetos relacionados à proteção territorial, ambiental e cultural e para a representação política de suas comunidades.
Formando jovens homens e mulheres indígenas que contribuam para seu posicionamento em relação à sociedade não indígena e em suas comunidades.
Fomentando a discussão, formulação, difusão e aplicação de protocolos de consulta que orientem as relações das comunidades indígenas com representantes do Estado.
Fomentando estratégias e ferramentas de gestão integrada para Terras Indígenas e outras Áreas Protegidas com vistas à efetividade do desenvolvimento sustentável na região.
Elaborando estratégias para o enfrentamento das mudanças climáticas direcionadas à defesa da conservação da floresta e ao respeito pelos direitos dos povos indígenas e tradicionais.
Fortalecendo a gestão territorial e ambiental das Terras Indígenas em que o Iepé atua por meio da implementação de seus Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA).
Monitorando a influência positiva a partir dos trabalhos desenvolvidos pelo Iepé, das políticas públicas indigenistas e ambientais.
Mapeando oportunidades para elaborar planos de negócios que integrem comunidades indígenas e tradicionais parceiras em cadeias produtivas e de comercialização.
O Iepé valoriza o respeito, como base de todos os relacionamentos, o diálogo, como o melhor instrumento das boas relações humanas, a cooperação e o espírito colaborativo diante dos desafios do dia a dia.
Nos últimos anos, elaboramos políticas institucionais que orientam boas práticas no Iepé, em que nos comprometemos com a proteção e a promoção dos direitos de pessoas vulneráveis e com a busca da equidade de gênero. Essas políticas definem procedimentos para prevenir danos e indicam caminhos para responder adequadamente qualquer suspeita de violação. Com essas políticas, o Iepé quer inspirar sua equipe, bem como outras pessoas, comunidades e instituições.
Documentos institucionais, jurídicos e financeiros estão disponíveis em meio digital ou físico a partir de solicitação específica realizada pelo e- mail [email protected]