História em quadrinhos conta sobre os riscos do mercúrio na Amazônia

data

José é um menino da Amazônia que aprende como a contaminação do mercúrio em rios é perigosa para ele e sua família. Mas ele descobre como se alimentar de forma segura e saudável. Confira a HQ.

Texto: Thaís Herrero |10 de março de 2021

O mercúrio que está chegando em alguns rios da Amazônia devido ao garimpo está contaminando os peixes e trazendo riscos à nossa saúde. Apesar de ser uma situação preocupante, principalmente para quem se alimenta de peixes todos os dias, existem formas de garantir o seu bem estar e o da sua família. Tudo depende da alimentação que vocês escolherem.

Na história em quadrinhos a seguir, José, um menino de uma comunidade de pescadores da Amazônia, aprende sobre a origem do mercúrio e descobre quais peixes pode comer com segurança (como a tainha e o acari), além da lista dos menos indicados, como o pirarucu e o tucunaré, que são carnívoros e acumulam mais mercúrio no corpo ao longo da vida. A história faz parte de uma campanha para conscientizar sobre os riscos do mercúrio e promover uma alimentação segura. Para saber mais acesse nosso blog Como consumir peixes de forma segura evitando o mercúrio?

Baixe a história completa em PDF aqui

Mais
notícias