Organizações indígenas do Oiapoque participam de oficina de gestão de projetos

data

O objetivo foi melhorar o planejamento e o dia a dia do desenvolvimento de atividades das organizações indígenas do Oiapoque

Texto: Rita Lewkowicz

Kássia Lod (de pé), da Associação Nana Kali’nã, do trabalho incessante quando se trata da defesa dos direitos dos povos indígenas. (Foto: Maria Silveira/Iepé)

Vinte representantes de doze organizações indígenas do Oiapoque participaram de uma oficina sobre gestão de projetos visando a melhoria do planejamento e do dia a dia de suas atividades. Ocorrida em 11 e 12 de abril, a oficina foi fruto de uma parceria do Instituto Iepé com a Associação das Mulheres em Mutirão (AMIM) e o Conselho dos Caciques dos Povos do Oiapoque (CCPIO).

Quem toma as decisões? Como é a participação dos jovens e mulheres? Qual o papel de cada um na execução dos projetos? Essas foram algumas das questões respondidas pelas organizações, compartilhando seus processos de tomada de decisão e a definição dos problemas e atividades prioritárias de cada associação ou coletivo.

“Tem coisas simples que a diretoria pode decidir. Mas tem outras decisões maiores das quais todos os sócios precisam participar e que são discutidas em assembleia”, explicou Emerson Vidal, da Articulação do Rio Oiapoque (AIRO).

Ao longa da oficina, os gestores das organizações compartilharam suas experiências com a execução de projetos e os desafios enfrentados para a manutenção das associações. Muitos deles enfatizaram a importância das reuniões com as aldeias, sendo essa a base de seus trabalhos.

Mara Karipuna, da Associação Indígena do Povo Karipuna (AIKA) destacou o trabalho dos jovens, principalmente na comunicação, que já acontece hoje, garantindo mais transparência na divulgação das atividades. “Temos mulheres dentro da diretoria e jovens também. Temos os jovens que trabalham com a gente na parte da comunicação para publicação dos nossos trabalhos no território. Temos colocado esse equilíbrio na associação”, disse.

A oficina teve como objetivo melhorar o planejamento e o dia a dia do desenvolvimento de atividades. (Foto: Maria Silveira/Iepé)

Outra pauta levantada foi a importância de considerar sempre a transição entre diretorias e a formação de novas lideranças para assumirem esses papéis.

Além da formação sobre os diferentes elementos de um projeto, as formas de elaboração, execução e prestação de contas, a oficina também teve como objetivo a capacitação para a elaboração de projetos para a Chamada de Projetos 001/2023 do Iepé.

Como disse Kassia Lod, da Associação Nana Kali’nã, o trabalho é incessante quando se trata da defesa dos direitos dos povos indígenas. “A gente faz uma peneira, define coletivamente o que é prioritário. E, quando vencemos uma batalha, partimos para a outra. Vamos vencendo as demandas por etapa, para ter foco”, refletiu.

Saiba mais sobre os povos indígenas do Oiapoque

Participaram da oficina de gestão de projetos os representantes de doze organizações indígenas do Oiapoque. (Foto: Maria Silveira/Iepé)

Mais
notícias