Encontro fortalece parceria entre Iepé e organizações indígenas dos territórios Wayamu e Tumucumaque

data

O encontro debateu ações voltadas à implementação dos Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTAs) e ao fortalecimento do Conselho da União do Território Wayamu.

Durante o encontro cada associação indígena apresentou sua demanda para as atividades a serem desenvolvidas em 2023 de acordo com o PGTA de cada território.

Texto: Martha Costa – Iepé

Lideranças Indígenas das associações APIW (RR), AYMARA e CGPH (AM), AIKATUK, APIM, APITMA, AMIRMO, APITIKATX e APIWA (PA)  participaram em Santarém (PA) no período de 17 a 21 de abril de um encontro para alinhar e planejar a continuidade da parceria com o Instituto Iepé, seguindo as ações prioritárias dos Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTAs) dos Territórios Wayamu e Tumucumaque. 

Estes territórios e seus povos encontram-se hoje representados por pelo menos nove associações indígenas e fazem parte das  Terras Indígenas que compõem os Territórios Tumucumaque (Parque do Tumucumaque e Rio Paru d’Este) e Wayamu (Nhamundá-Mapuera, Trombetas-Mapuera e Kaxuyana-Tunayana), localizadas no extremo norte do Pará e divisas com os estados Amapá, Amazonas e Roraima. 

Durante o encontro foram debatidas ações voltadas à implementação dos PGTAs e ao fortalecimento do Conselho da União do Território Wayamu.  Esse conselho foi criado em novembro de 2022 com 19 lideranças representando seus povos e terras indígenas, que atuarão em articulações voltadas para a governança, bem viver  e proteção do Território Wayamu. 

Renan Reis, assessor indigenista do Programa Tumucumaque, do Iepé, enfatiza o trabalho do instituto junto às associações. “Apoiamos esse tipo de ação, proteção territorial, vigilância e também as cadeias produtivas da sociobiodiversidade, porque é muito importante que esses povos tenham fonte de renda com a floresta em pé”, diz Renan. 

No encontro também foram debatidas as ações prioritárias sobre a demarcação das Terras Indígenas Kaxuyana-Tunayana e criação do GT e identificação da Terra Indígena Ararà, ambas situadas nas bordas Leste e Oeste do Território Wayamu. 

“Nós estamos em um grande encontro para fazer um planejamento comum entre todas as organizações indígenas para falar sobre nossos direitos, principalmente sobre a demarcação indígena e traçar um plano comum, em conjunto entre vários territórios, para que a gente possa dialogar nas instâncias estaduais, federais e levar aos órgãos públicos que têm o dever de fazer cumprir os nossos direitos enquanto povos indígenas”, frisou Ângela Kaxuyana, assessora política da Aikatuk.

Para o presidente da Apitikatxi, Aventino Kaxuyana Tiriyó, esse encontro foi importante para que as associações possam melhorar o fluxo das atividades que já são desenvolvidas em parceria com o Iepé há mais de uma década. 

“A gente tem bastante demandas, as principais são do PGTA, que é um guia sobre as nossas prioridades em proteção territorial, governança interna e externa, manejo, uso sustentável dos recursos naturais que tem nas nossas terras indígenas. Além disso, temos projetos para benefício das comunidades por meio da comercialização das artes da mulheres com sementes e miçangas, do  mel e demais produtos”, finalizou.

As associações apoiadas pelo Iepé ao longo dos mais de 20 anos são Associação dos Povos Indígenas Wai Wai (APIW), de Roraima. Associação dos Povos Okoymoyana Xouuyana Kararayana (AYMARA) e Conselho Geral do Povo Hexkaryana (CGPH), ambas do estado do Amazonas.

E, Associação Indígena Kaxuyana Tunayana e Kahyana (AIKATUK), Associação dos Povos Indígenas do Mapuera (APIM), Associação dos Povos Indígenas Trombetas Mapuera  (APITMA), Associação das Mulheres Indígenas do Município de Oriximiná (AMIRMO), sendo estas baseadas em Oriximiná, e por fim Associação Indígena Tiriyó, Kaxuyana,Txikiyana (APITIKATXI) e Associação dos Povos Indígenas Wayana e Apalai (APIWA).

Mais
notícias